30 de outubro de 2013

Torta (ou rocambole) de chocolate maravilhosa

A de sábado em que, armada em esperta, coloquei natas no leite condensado.
Esta receita, que encontrei por acaso, é excelente em vários sentidos, a começar pelo sabor. A massa é fofinha, o recheio cremoso e a combinação dos dois é assim qualquer coisa de extraordinário. Fiquei babada só de ver a imagem original. Depois tem outras vantagens (ou desvantagens). É muito rápida de fazer, incluindo o tempo de forno, não leva muitos ingredientes e não se sujam muitos utensílios. Querem melhor? Não levei mais do que 30 minutos a fazê-la, incluindo o rechear e enrolar. Isto porque costumo ter latas de leite condensado previamente cozidas e isso poupa imenso tempo. Só para terem uma ideia, este fim-de-semana não fiz uma mas sim duas, uma no Sábado e outra no Domingo. Desaparece num piscar de olhos. Ah, falta só dizer que estas foram as primeiras experiências a fazer tortas. Nunca me tinha aventurado.
A de Domingo, que ficou mais seca mas com o recheio como deve ser.

Torta de chocolate (retirada daqui) 

Ingredientes
5 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de café solúvel (opcional)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (de boa qualidade)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó 

Preparação
Bata as claras em castelo e adicione as gemas uma por uma. Acrescente os restantes ingredientes aos poucos, sem parar de bater, Colocando o fermento em último lugar. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC até estar cozido (por aqui foi cerca de 10 minutos).
Depois de cozido e ainda morno, retire a massa do tabuleiro, coloque o recheio e enrole. Polvilhe com chocolate em pó na hora de servir. 

Recheio
Uma lata de leite condensado cozida por 25 minutos na panela de pressão. Basta colocar água até cerca de 3/4 da lata e contar os 25 minutos a partir do momento em que a panela começa a apitar. Só poderão abri-la depois de arrefecida. Podem colocá-la em água fria para ser mais rápido.

Bom apetite!
assinatura

2 comentários:

  1. ai que bom aspecto... e que preparação rápida.
    que pena que o pessoal cá em casa anda aflita de estômago... mas vou guardar nos favoritos para depois poder cá voltar para vir buscar :D

    ResponderEliminar
  2. Que desgraça, que maravilha :))
    Chamei os mais novos mesmo agora para verem a foto, perguntei-lhes "o que e que acham?", imaginas qual foi a reacção? Ahahahaha!! Vou fazer nos próximos dias. Aqui é difícil encontrar leite condensado em lata (para poder cozer), só encontro numa mercearia portuguesa. Curioso, não é?

    Beijinhos

    ResponderEliminar