10 de outubro de 2013

Guia de horta caseira - Beterraba

Nome
Beta vulgaris

Época de sementeira 
Tal como o rabanete, o nabo, e a cenoura, prefere os períodos frios do ano para ser cultivada, dando-se melhor entre temperaturas de 7º e 22ºC, porém pode-se cultivar o ano todo (eu plantei em pleno Verão e cresceram bem na mesma).
  
Época de plantação 
Plante preferencialmente as sementes diretamente na horta. Contudo, as sementes também podem ser plantadas em sementeiras, ou em copos ou saquinhos de plástico ou papel. O transplante para a horta deve então ser feito quando as plantas tem aproximadamente 5 cm de altura.
Condições favoráveis
A beterraba necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto. Precisa também de solo bem drenado, leve e fértil. Irrigue com a frequência necessária para que o solo não fique seco.

Dicas
A colheita inicia-se em 60-90 dias depois da semeadura. A beterraba é uma planta bianual e só produz flores e sementes no segundo ano de vida. Para uma boa maturação deve-se verificar o tempo decorrido desde a sementeira e o tamanho das raízes. Quando são colhidas com rama devem ter decorrido cerca de 50 a 70 dias após a sementeira. Para consumo sem folha devem ter decorrido cerca de 75 a 90 dias após a sementeira mas sem deixar que atinjam a maturação completa.

Pragas
São poucas as doenças e pragas que atacam a cultura da beterraba, por isso, praticamente, são desnecessários tratamentos para as controlar. Destacam-se a mancha das folhas e a sarna.

Benefícios 
Além do açúcar, a beterraba apresenta valor nutricional muito rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cobre, sódio, potássio e zinco. É recomendada para tratamento de anemia, prisão de ventre e problemas de rins. Por ser consumida na forma de salada crua e também cozida

Fontes:
http://www.cm-guimaraes.pt/files/1/documentos/horta/comocultivar/BETERRABA.pdf
http://cultivehortaorganica.blogspot.pt/2011/03/cultivo-organico-de-beterraba.html
http://hortas.info/como-plantar-beterraba
assinatura

Sem comentários:

Enviar um comentário