Espaço de estudo organizado

By Anabela (Aproveitar a Vida) - setembro 17, 2013

Um dos aspectos comuns em crianças com dificuldades na aprendizagem são os seus espaços de estudo desarrumados e desorganizados. Raro é o aluno que me diz ter a sua secretária livre e com tudo no sítio. Ora, é difícil conseguirmos focar e concentrar quando tudo à nossa volta é um caos. Consequência disto é irem para a sala ou cozinha estudar, local onde há tudo menos sossego (ex.:mãe a cozinhar com televisão ligada, pai a ver televisão na sala, irmãos a brincar, etc...). Além disso, os espaços de estudo raramente são inspiradores, entusiasmantes. Há que mudar isso. Começar por proporcionar um local agradável para se estudar é o primeiro passo a dar se queremos estudantes motivados. E estudantes motivados são, na maioria das vezes, aqueles que conseguem alcançar objectivos. Seguem as dicas/ideias.

Quadro de recados/apontamentos/agendamentos
Essencial para gerir melhor o tempo e não esquecer dos vários compromissos. Saber bem as datas de testes, de entrega de trabalhos e material extra que é preciso levar, evitam surpresas degradáveis.


Dossier/caderno para resumos (inspirado num dos meus explicandos)
Poderão comprar um simples bloco de apontamentos e personalizar com um tecido bem bonito. Assim, poderão ir fazendo uma pequena revisão do que foi dado nesse dia. Quando for altura dos testes já está tudo feito, basta depois rever. Eis alguns exemplos.


Gaveta com material de papelaria organizada
Daqueles sítios que ficam um caos rapidamente. Ter a gaveta com divisões ajuda muito a manter a organização.


 
Secretária minimalista e uma boa luminosidade
Evitar ter muita coisa em cima da secretária. Não ter tralha à vista ajuda mais na concentração porque, obviamente, não há objectos para se distraírem. Torna, também, mais fácil de ter tudo arrumado. Uma boa luz faz maravilhas. Por isso, se possível, ter a secretária em frente a uma janela.


Copo com instrumentos de escrita
Em continuação da dica anterior, penso que os objectos que devem ter em cima da mesa são apenas aqueles que usam com mais frequência e os que servem de motivação para trabalhar de forma mais concentrada.

Cesta ou separador para papéis a organizar
Para evitar chegar ao fim da semana com uma secretária tão cheia que nem se consegue ver o tampo. Assim, ter um local  para colocar papelada que ainda tem de se utilizar ou que ainda não se pode arquivar, torna-se imperativo.


Frases inspiradoras
Que sejam bonitas, positivas, que os façam sorrir e que, acima de tudo, os ajudem a focar e a atingir os objectivos a que se propõem.


Fotos
De alguém ou algo que os faça ficar bem dispostos enquanto trabalham.


Lista de objectivos (visível)
Essencial, é o que vos digo. Saber as metas que queremos atingir e lê-las constantemente faz-nos ter um caminho certo a seguir.





Capa para fichas/testes
Ter tudo organizado num sítio só poupa muito tempo. Nada de folhas perdidas, dobradas ou rasgadas. Quando precisam é só ir lá ver. Estas capas de organização são algo que tenho visto cada vez mais nos meus explicandos e fico muito contente por isso.


Jarra com flores artificiais ou frescas
É claro que isto é muito mais feminino do que masculino mas quem diz flores diz um objecto que tenha algum significado para a pessoa e que a faça ficar bem disposta e motivada para trabalhar.



Do que me lembro, é isto. Inspirem-se e renovem os espaços de estudo da vossa pequenada. As fotos foram retiradas daqui.
assinatura
  • Share:

You Might Also Like

6 comentarios

  1. Lindo post
    Belas ideias e lindas inspirações
    bj e boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lulu. Ainda bem que gostaste.

      Bjs e boa semana para ti também (ou o que resta dela).

      Eliminar
  2. Gostei imenso das dicas e das imagens! Obg

    ResponderEliminar
  3. Ideias muito inspiradoras, Anabela. Gosto muito do tema organização e tenho um blog sobre isto que se chama ORGANIZANDO. Quando quiser conhecer, será muito bem-vinda! O link é:
    www.adrianalira.com.br

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana. Obrigada pelas palavras. Ainda bem que gostou. Já tenho o link guardado para espreitar calmamente assim que puder. Só o tema já me faz gostar dele mesmo sem ainda o ter visitado :)

      Bjs

      Eliminar