Avançar para o conteúdo principal

Livros e leituras

Livros, o Tiago adora livros. E são bastantes as vezes em que quer que lhe contemos histórias. Como ele já fica muito interessado em ouvir contos mais longos, acabo por dar mais atenção ao que lhe leio. Fujo bastante das histórias infantis tradicionais, apesar de lhe ler algumas, como o "Gato das Botas". Mas estou um pouco sem saber o que procurar. Conseguem dar-me algumas dicas? Às vezes não damos o devido valor a livros que, por não terem grande publicidade, não são tão conhecidos Mas a história e moral da mesma são de uma inspiração tal que valem bem a pena ler vezes sem conta. E é nisto que vos peço ajuda, livros que tenham comprado e que aconselham a leitura. 

Vou organizar os livros do Tiago porque alguns já não são para a idade dele e doar. Fica assim espaço para novas aventuras, novas descobertas, novos sonhos e muita animação.

Deixo-vos com alguns dos livros que o Tiago gosta de ver neste momento e aguardo as vossas sugestões.






Obrigada desde já.

assinatura

Comentários

  1. Como esta é a minha área de trabalho (embora para adultos) eu aconselho um que se intitula "A que sabe a lua" da Kalandraka.
    Vê aqui:
    http://www.slideshare.net/Prudenciana/a-que-sabe-a-lua-11341064
    É giro para os pais contarem e pedirem a ajuda do filho na sequência dos animais (deixar a criança adivinhar o animal).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Eu sugeria uma vista de olhos pelo Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/index.php
    Já agora não sei se conhece o site do António Torrado. Eu ia lá quando o meu filhote tinha a idade do Tiago e ele adorava. Há a opção de ser o autor a ler a história. Mas para já não aconselho, ele lê muito rápido :) http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx

    Joana

    ResponderEliminar
  3. Ainda não estou nesta fase mas ansiosa por lhe comprar livros...eu tinha uma colecção da Anita, contos de Grimm e da Rua Sésamo! :)

    ResponderEliminar
  4. O meu filho (e eu..) adora(mos) estes:
    http://www.wook.pt/ficha/adivinha-quanto-eu-gosto-de-ti/a/id/58370
    http://www.wook.pt/ficha/biscoito-de-cao/a/id/3195906
    http://www.wook.pt/ficha/o-bebe-que-nao-queria-ir-para-a-cama/a/id/1989334
    Depois, há uns muito baratinhos que se vendem no Jumbo, de um personagem que é o Rato Renato. São giros e educativos e têm para todas as situações: Não quer lavar os dentes; Diz mentiras; Porta-se mal; Tem medo; Vai ter uma mana, etc, etc, etc...
    Boa sorte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também tenho um ávido leitor (vai fazer 2 anos), adoramos os livros da Kalandraka, da OQO e da Planeta Tangerina.
    As ilustrações são melhores e as histórias diferentes.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Na escola da minha filha a educadora fez uma actividade(de longa duração) com os meninos.
    Ela escolheu livros que não são histórias conhecidas e cada menino comprou um livro depois todas as sextas feiras cada menino trazia um livro do coleguinha para se ler a historia.
    Fiquei a conhecer autores e historias fantasticas, a maior parte são pequenas historias.
    http://www.wook.pt/ficha/dez-numa-cama/a/id/61462
    http://www.fnac.pt/Agora-Nao-Duarte-David-Mckee/a113068
    http://www.wook.pt/ficha/o-casamento-da-gata/a/id/85321 - Apesar de estar indicado para o 2ºano de escolaridade eles fizeram um teatro desta historia e tinham 4/5 anos e sabiam a historia de cor.
    http://www.wook.pt/ficha/gente-gira/a/id/79898
    http://www.wook.pt/ficha/a-galinha-medrosa/a/id/11822402
    http://www.fnac.pt/Eu-Nao-Fui-Christian-Voltz/a81856
    http://www.wook.pt/ficha/abecedario-maluco/a/id/60894
    estes livros alem das historias serem engraçadas tambem nos deixam a nós adultos a pensar, alem dos bons momentos que passamos com os nossos filhos...
    se for preciso mais titulos eu depois pergunto a minha filha que ela de certeza que se lembra dos outros todos (devem ser mais uns 12 titulos).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro comprar livros..lêr...e a minha filha mais nova quando nasceu já tinha muitos livros..
    Hoje tenho duas meninas...uma de 4 anos e outra que fez esta semana 10 meses e adoramos comprar livros e todos os dias temos a nossa hora do conto..
    Adorei as sugestoes..

    A filha mais velha tem uma bela colecção de historias da disney...para a mais nova tenho comprado os novos da chicco que adoro a colecção...quero ver se a faço toda..até tenho oferecido quando somos convidados para as festinhas de anos...um livro é sempre uma boa prenda na minha opiniao

    ResponderEliminar
  8. oh já fiz 3 comentarios e nenhum fica :(

    ResponderEliminar
  9. oh já fiz 3 comentarios e nenhum fica :(

    ResponderEliminar
  10. Além da Kalandraka, da OKO e da Planeta Tangerina, há ainda a editora Bruáa e a Orfeu Negro Mini - todas com livros deliciosos para miúdos e graúdos.
    E estes também são deliciosos:
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/os-meus-primeiros-livros/wec250-um-livro
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/os-meus-primeiros-livros/wec326-o-jogo-das-luzes
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/os-meus-primeiros-livros/wec327-o-jogo-dos-olhos-fechados
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/os-meus-primeiros-livros/wec328-o-jogo-das-combinacoes
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/livros/wec158-porque-e-que-gostas-de-mim
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/socializacao/wec157-porque-e-que-nao-posso-fazer-o-que-que
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/livros-infanto-juvenis/wec161-o-amor-e-a-amizade
    http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/livros-infanto-juvenis/wec162-o-sentido-da-vida
    E este blogue tem sempre boas sugestões de leitura (e não só), para os mais pequenos: http://blogues.publico.pt/letrapequena// (veja e ouça com atenção a coluna da direita "livros para escutar")!
    Boas leituras!
    LP

    ResponderEliminar
  11. Procure os livros da Planeta Tangerina ( http://www.planetatangerina.com/pt/livros). Há a venda na fnac, por exemplo. São lindos, simples e digo-lhe, dá vontade é de ficarmos com eles para nós. Um beijinho e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos pelas maravilhosas sugestões. Vou vê-las ao detalhe.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. olaré Anabela! Já há muito que não comentava aqui, pois desde que o meu mini ser nasceu (há quase 7 meses) o meu tempo tem sido mais dividido e ainda me ando a organizar! Entretanto criei um blog onde falo precisamente sobre livros infantis! Quando puderes vai espreitar a www.planetazorp.com e vê algumas das minhas sugestões! Caso precises de umas sugestões mais específicas, é só entrar em contacto!
    Entretanto, já aqui foram mencionadas algumas das editoras que, a meu ver, estão a fazer um trabalho excelente: Kalandraka, OKO, Planeta Tangerina, Bruáa e Orfeu Negro Mini.
    beijinhos da costa alentejana,
    Xana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…