Dicas sobre ovos

By Anabela (Aproveitar a Vida) - agosto 14, 2013
  
Imagem daqui
  Os ovos que consumia eram vendidos por um vizinho dos meus pais, que tinha galinhas. Infelizmente, o senhor faleceu e lá voltei eu a consumir do supermercado. Optei por pagar mais um pouco e trazer ovos de galinhas criadas ao ar livre. A minha mãe sabendo disso disse-me logo para ter atenção e ir comprando de diferentes marcas porque às vezes era um engano, bastava ver que a clara era excessivamente líquida na mesma e a cor da gema não era daquele amarelo bem forte, mais para o cor-de-laranja. Bom era arranjar alguém que criasse galinhas e vendesse os ovos.

Eu lá fiz o que ela me disse e realmente é preciso estar atento ao que se compra porque pensamos que estamos a comprar um produto de qualidade e, na realidade, é igual aos outros todos.

Por isso partilho esta dica. Para saberem se os ovos que estão a comprar mais caro são realmente de galinhas criadas no campo, basta repararem bem na clara. Se esta for mais viscosa e for mais difícil de separar da gema, é sinal de qualidade. Caso contrário estão a comprar gato por lebre...

Penso que existe também uma forma de seleccionarem os ovos pelo modo de criação, através do primeiro dígito do código que vem no ovo, 0 é para biológico, 1 para criação ao ar livre, 2 para criação no solo e 3 para criação em gaiolas. Podem saber mais aqui.

É mesmo cansativo termos de estar constantemente vigilantes com as ofertas do mercado. Por aqui se vê a porcaria que consumimos. A tal facilidade de chegar à prateleira do supermercado e ser só retirar o que precisamos, faz com que nem nos lembremos do que foi necessário acontecer para estar tudo ali disponível. Apesar de estar mais alerta, ainda tenho muito que aprender. 

Mas eu chego lá, levo o tempo que levar...
assinatura
  • Share:

You Might Also Like

8 comentarios

  1. Obrigada pela partilha dessa informação tão útil. Consumo muitas vezes ovos de galinhas caseiras e sei diferenciar bem os ovos que são "caseiros" dos que não são, mas desconhecia essa informação em termos de compra nos supermercados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela tua partilha / dicas.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Pela minha experiência nem sempre os ovos caseiros são seguros a 100%. Costumava comprar ovos a uma vizinha que criava galinhas e uma vez de uma dúzia, três estavam estragados. Passei a comprar no supermercado. De qualquer forma, qualquer que seja a proveniência ponho-os sempre dentro de água.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Pela minha experiência, nem sempre os ovos caseiros são seguros a 100%. Comprava a uma vizinha que criava galinhas, e uma vez, de uma dúzia, três estavam estragados. Passei a comprar no supermercado. De qualquer forma, qualquer que seja a proveniência ponho-os sempre dentro de água.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulina.

      Cá em casa os ovos são sempre verificados dentro de água, sejam caseiros ou de supermercado. Também me acontece isso com uma vizinha que nos dá alguns ovos. Como tem poucas galinhas, juntava de vários dias. Não sei se os refrigerava ou não. A verdade é que alguns eram deitados fora porque já não estavam em condições. Via pelo método da água.

      Bjs e obrigada.

      Eliminar
  5. Olá boa noite..
    Que dicas fantásticas..adorei..

    ResponderEliminar