16 de agosto de 2013

Comprar plantas e flores - Dicas

Créditos
As dicas que vos trago hoje são fruto de muita aprendizagem deste lado. É que eu era uma naba no que toca a assuntos de cultivo e jardinagem e os erros estendiam-se, obviamente, no momento de comprar plantas e flores.

Não sei se todas as dicas são corretas mas a verdade é que desde que comecei a aplicá-las que deixei de deitar dinheiro à rua. Por isso, valem o que valem.

Escolher sempre a planta/flor que tem mais botões fechados
Apesar de adorarmos ver aquelas plantas lindas cheias de flor, a verdade é que se levarmos uma dessas para casa, vai durar muito menos tempo florida.

Observar a terra da planta e escolher uma livre de bolor
Bolor na camada superficial da terra pode ser perigoso para a planta. Sem sabermos podemos estar a levar uma que já tem problemas. É preciso tomar muita atenção a isto.

Questionar as necessidades da planta
Isto é de extrema importância. Já matei demasiadas plantas à conta disto. Tenho um local para colocar uma e nem penso na quantidade de luz e calor que esse espaço oferece. Por exemplo, quando fui comprar plantas para colocar na porta da entrada, no exterior, (uma zona com muito calor e sol direto no Verão e muito frio e vento no Inverno) preferi as que conseguiriam aguentar estas condições mais adversas do que as todas bonitinhas mas super frágeis. 

Comprar a versão mais pequena
A diferença de preço chega a ser quase metade por isso, sem têm tempo e paciência, optem pela versão mais pequena.

Optar por plantas de folha perene
Escusado será dizer que, se não tomarem atenção a isto, terão um jardim enfadonho e triste no Inverno. Era o que me acontecia...

Comprar no mesmo local
Isto pode parecer parvo mas tenho um local fixo onde comprar as minhas plantas. Por experiência própria, já comprei noutros centros de jardinagem, no IKEA e outras lojas do género e acontece desgraça. Acho que tem muito a ver com o facto das plantas desses locais estarem demasiado tempo em estufas e depois quando as levamos para outros sítios com condições menos controladas, dá porcaria. Já diz o ditado, em equipa que ganha, não se mexe.

Dica da Marina: Um conselho que posso dar é olhar a parte debaixo das folhas e ver se estão limpas ou se há nelas alguma bolinhas ou pulgões. Muitas vezes isso evita que se leve plantas com pragas para casa. 

Dica da Cristina: já me aconteceu comprar plantas envasadas e aconselho a mudar logo de vaso e terra, porque já me aconteceu, comprar plantas sem raiz... meras estacas enterradas na terra.

Acho que é tudo. Sabem de mais dicas? Partilhem que coloco na lista.

Boa jardinagem :)
assinatura

7 comentários:

  1. Bom dia,
    um post com dicas mesmo a calhar, vou tratar de escolher plantas e vasos este fim de semana para um terraço muito ventoso no inverno e muito quente no verão. Vou ver se sigo as dicas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, primeiro que tudo sou sua "leitora" habitual.

    Segundo referente a este post, já me aconteceu comprar plantas envasadas e aconselho a mudar logo de vaso e terra, porque já me aconteceu, comprar plantas sem raíz... meras estacas enterradas na terra. Fico Danada!

    Um resto de bom dia =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já aconteceu isso comigo algumas vezes e morri de raiva!

      Eliminar
    2. Um conselho que posso dar é olhar a parte debaixo das folhas e ver se estão limpas ou se há nelas alguma bolinhas ou pulgões. Muitas vezes isso evita que se leve plantas compragas para casa.

      Eliminar
    3. Olá Cristina. Obrigada por ser leitora habitual, fico muito contente por isso.

      Já partilhei a sua dica. Muito obrigada. Nunca me aconteceu mas vou estar mais atenta.

      Bjs

      Eliminar
    4. Olá Marina.

      Já partilhei a sua dica também. Muito obrigada pela partilha.

      Bjs

      Eliminar