17 de julho de 2013

A minha reeducação alimentar

Já aqui falei que estou a tentar fazer alterações na minha alimentação. Nunca tentei dietas loucas porque o que me interessa mesmo é manter o peso adequado para a minha altura. Emagrecer cerca de quatro quilos de forma calma e tranquila, sem pressões. E conseguir manter o peso alcançado sem grandes esforços, apenas porque ao longo do tempo fiz uma reeducação alimentar. Não me privo dos meus doces de vez em quando, nem de refeições escandalosamente calóricas. A diferença está apenas na frequência com que as faço.

As alterações que fiz foram estas:

Reduzi (não eliminei) massas, farinhas brancas e arroz
Cá em casa a refeição que faço é igual para todos.O que difere é o meu acompanhamento. Se for massa ou arroz, diminuo na quantidade e abuso da salada ou fico-me só por esta. Quanto ao pão, tento que seja escuro com cereais ou se fizer panquecas adiciono sempre farinha de centeio integral. Os cereais são sempre integrais, sem adição de açúcar e vario entre trigo e centeio.


Uso e abuso das ervas aromáticas para diminuir no sal
Com um cantinho de ervas aromáticas não há desculpas. Os benefícios são imensos, a começar pela diminuição de sal. As receitas ficam mais saborosas e aqueles caldos comerciais deixaram de ser usados, para bem da nossa saúde.


Passei a usar manteiga em vez da margarina 
Há imensa informação sobre isto e algo controversa. Para ficarem a saber o porquê da minha mudança podem ler aqui e aqui. Como uso pouca manteiga não vejo grande problema em termos de colesterol.
 
Uso apenas azeite na maioria dos cozinhados
E consigo comprar azeite directamente de um produtor.  O sabor é muito diferente porque é  mais puro, ou seja, a acidez é mínima.

Diminui drasticamente o uso de açúcar branco
Para saberem porquê, cliquem aqui ou aqui.

Uso apenas sal marinho e não refinado
Mais info aqui.

Passei a beber água filtrada
Não é o melhor que posso fazer mas sempre é melhor que nada. Nota-se muita diferença no sabor, o que é preocupante.


Uso e abuso de cereais integrais e sementes
Sobre as sementes vou falando um bocadinho mais aqui.

Opto por bolos e biscoitos caseiros, mais nutritivos
Tenho substituído parte da farinha branca por farinha de centeio integral e junto sementes (ex.: papoila) ou cereais


Como fruta acompanhada de fibra
Aprendi que a fruta, se comida sem acompanhamento de fibra vai fazer com que fique com fome rapidamente devido ao elevado teor de açúcares. Basta comê-la com cereais ou pão escuro e faz toda a diferença, garanto!

Janto cedo 
Aliado a um jantar leve porque depois é alapar no sofá ou na cama, com zero exercício. Tudo o que como será para a engorda. Já agora, deitar cedo também não fazia mal nenhum. Porque comer cedo e depois deitar tarde dá lugar a disparates. Infelizmente é uma coisa que tenho muito que melhorar.

Elaboro um menu mensal
Ajuda a não deslizar e a percebermos se estamos a comer bem.


Saladas mais coloridas
Estava a ficar mesmo muito cansada da salada de alface ou tomate. Há tantas, mas tantas opções, é só uma questão de paladar. Até passei a semear rúcula porque gostamos imenso.


E é assim que tenho feito a minha reeducação alimentar. E por aí, como vão essas dietas? Contem-me tudo.
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11 comentários:

  1. Também prefiro manteiga a margarina, açúcar amarelo e sal marinho. O meu mal são os doces e o pão. Adoro pão, mas recentemente estive a dar uma vista de olhos neste livro: http://www.wook.pt/ficha/sem-trigo-sem-barriga/a/id/14828337

    Este médico diz que o trigo foi geneticamente modificado e mesmo sendo integral é uma perigo para a saúde.

    Infelizmente ainda não sabemos o que comemos.

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  2. Anabela, concordo com a maioria das tuas opções, exceto uma.
    Não concordo que se deva cozinhar com azeite. O Azeite é um alimento mais saudável sim, do que outras gorduras, mas em cru. Quando submetemos o azeite a elevadas temperaturas há uma degradação e saturação da gordura saudável que faz com que se torna mais nocivo até do que um simples óleo de girassol ou manteiga/margarina.
    O óleo de girassol - ou de amendoim, o meu favorito - é na realidade do melhor que se pode usar quando queremos refogar, cozinhar, etc. Uma outra dica útil que também pode ser usada é juntar um pouco de água ao azeite, num refogado p.e., para evitar que o mesmo queime.
    Deixei só o alerta porque creio que muita gente desconhece isto e comete o erro e passar a usar o azeite para tudo.

    Quanto ao resto, não podia concordar mais contigo. E eu só não uso manteiga por norma porque realmente eu abuso quando se trata da manteiga :P

    Beijinhos

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    1. Olá Su M.

      Obrigada pelas palavras. Estamos sempre a aprender.

      O que tento fazer por aqui, não sei se ajuda, é evitar refogados, ou seja, coloco a comida na frigideira, seja peixe, carne ou legumes, com os temperos todos e só depois ligo o lume. Li algures que era melhor assim, precisamente para o azeite não queimar.

      Faço bem?

      Bjs

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  3. Olá Anabela! Por aqui também já se começa a comer muito melhor há uns meses. E sem fazer dieta, já perdi 4 quilos e sinto-me mesmo bem! Um coisa que queria perguntar: tenho um jarro desses com filtro e a aguá sabe tão mal, mas tão mal que das duas umas: ou a marca não vale de nada(Brita) ou estou a usar aquilo mal. A água sabe mesmo a quimicos... O seu funciona bem? Alterou o sabor da água?
    Beijinhos e obrigada

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    1. Olá Vera.

      Sim, funciona bem. Atenção que é necessário fazer o que dizem no papel para eliminar ar que possa estar dentro do filtro. Costuma usar assim que tira o plástico ou faz o que eles dizem para "limpar primeiro o filtro?

      Por aqui tenho-me dado bem e parece que estou a beber água engarrafada.

      Bjs

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    2. Anabela, já estive a ver melhor as instruções na internet e houve realmente muita coisa que não fiz... uma delas foi não lavar o filtro. Vamos lá a ver se hoje bebo agua sem sabor a quimico! Obrigada!

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  4. Também estou a seguir essa "dieta" há uns tempos...mas há dias que só me apetece comer um bolo gigantesco ou ir ao mc donalds!
    Só a reduçao de hidratos ajuda imeeeeeeeeeeenso a perder peso foi o que notei em mim. Como muitos vegetais agora, coisa que não fazia.

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  5. Excelentes dicas! Também aplico muitas delas cá em casa e porque cozinho imenso com azeite, gostei muito de ler o comentário da Su M. sobre o assunto pois desconhecia a informação importante que partilhou. Sempre a aprender.
    Obrigada a ambas.

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  6. Algumas destas coisas já faço, agora ando indecisa com o jarro de água. Aqui em casa só se bebe água engarrafada que tem subido de preço ultimamente que é uma coisa maluca, mas pelo que estive a ver os filtros da brita também são caros. Para quantos litros dará um filtro mais ou menos?

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    1. Olha, por aqui nem vejo os litros. Quando a água começa a saber à da torneira (sim, porque nota-se diferença), mudo o filtro. Nem contabilizo tempo nem litros, sorry.

      Bjs

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