Receita de crepes e da calda de morango

março 12, 2013 Anabela (Aproveitar a Vida) 7 Comentários

Como gosto de variar nos meus pequenos-almoços e, de vez em quando, ter os meus pecados de gula, nos últimos dois dias o meu pequeno-almoço tem sido crepes de fruta regados com calda de morango. Nestes inclui, além da fruta, pedaços de nozes e bagas de goji.

Como verão pela imagem, desgracei-me que nem uma louca, mas felizmente isto é a excepção e não a regra. Para crepes menos calóricos é de evitar a calda e o açúcar em pó ou então fazer como está mas como uma sobremesa especial de fim-de-semana.


Como me pediram a receita dos crepes, aqui vai ela.

Massa de crepes

- 100g de farinha (podem fazer uma mistura com 75g de farinha normal e 25g da de centeio integral, mais saudável e nem notam a diferença)
- 2 ovos
- 60g de manteiga (mesmo manteiga, nada de margarina)
- 2,5 dl de leite
- 1 pitada de sal

Colocar a farinha, o sal, os ovos e a manteiga previamente amolecida, numa tigela e misturar tudo muito bem com um batedor. Juntar o leite aos poucos e ir mexendo para que a massa não fique com grumos. Aquecer uma frigideira antiaderente e deitar um pouco da massa no centro da mesma. Poderão espalhá-la mexendo na frigideira ou deixar assim mesmo se gostarem de crepes mais grossos. Assim que começarem a aparecer pequenos buraquinhos na massa, está na altura de virar do outro lado. 

Para a calda de morango basta cortarem cerca de 500g de morangos, juntarem cerca de 4 colheres de sopa de açúcar (ou menos) e levarem a lume brando até o açúcar derreter e formar a calda. Deixei ferver cerca de 10 minutos, não mais do que isso. Coloquei em frascos, esterilizados no microondas. Se não gostarem dos pedaços de morango, podem sempre triturar tudo. 

Bom apetite.
 assinatura

Poderá também gostar destes artigos

7 comentários:

  1. Hmmm crepes sao uma delicia.eu faço uma receita menos calorica e fica delicioso na mesma. Faço 1 chav. De farinha, a mesma medida de leite,1 ovo e uma pitada de sal,fica delicioso. A manteiga é dispensada;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, a manteiga é dispensada porque já fiz uns sem ela.

      Mas verdade que ficam melhores se a meter.

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá, Anabela!
    Que aspecto magnifico ;)... Hoje foi a minha primeira vez que vim aqui ao teu blog que já sou seguidora e adorei :).... Como eu adoro crepes, vou levar comigo ;)... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hummm, bom demais. até me deu fome, que delicia.
    Beijocas

    ResponderEliminar