Alimentação mais saudável - Sementes de chia

março 25, 2013 Anabela (Aproveitar a Vida) 8 Comentários

Nos últimos meses, tenho conseguido introduzir na nossa alimentação uma variedade de sementes e bagas. As que irei falar aqui no blog, sempre que tiver tempo para isso, serão as de chia, sésamo, linhaça, papoila e as bagas de goji. Para hoje, as sementes de Chia.

O que são sementes de chia?

 Salvia hispanica, popularmente chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas , nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas. Parecem sementes de papoila, mas são na realidade sementes de chia, umas sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição um superalimento da natureza. São encontradas em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.

Caracerísticas nutricionais
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e de fibras solúveis e insolúveis.

A chia é considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos ómega 3 e 6, proporcionando o rácio perfeito entre o ómega 3 e ómega 6, o que é ideal para uma alimentação saudável. O ómega 3 é um nutriente muito importante sobretudo para crianças, grávidas, estudantes ou para quem tenha uma actividade essencialmente intelectual.

Análise nutricional resumida (por 100g):
Energia: 2471 KJ / 595 Kcal
Proteínas: 16g
Hidratos de carbono: 44g
Lípidos: 31g 

Benefícios
O facto da chia ser uma fonte riquíssima de ómega 3, torna-a num alimento protector do coração e do cérebro. A ingestão de alimentos ricos em ómega 3 é muito importante para, por exemplo, prevenir problemas cardiovasculares, estados depressivos e diminuir os triglicerídeos no sangue.As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, às sementes mucilaginosas, isto é, formam um gel pectinoso incolor à superfície quando entram em contacto com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento dos intestinos. Em casos de azia, consumir 1 colher de chá de sementes de chia dissolvidas durante alguns minutos num pouco de água, ajuda a absorver o excesso de ácido. O consumo regular destas sementes é ainda útil para controlar a pressão arterial elevada e a diabetes. Devido à sua riqueza nutricional e ao facto de saciarem facilmente são muito úteis para atletas ou para quem procura um aporte extra de energia. E como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos. Todos podem beneficiar da riqueza nutritiva da chia, incluindo os animais de estimação. 

Como consumir
Para consumir as sementes basta misturá-las, inteiras ou moídas, em muesli, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa. Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos. Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas. Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo. As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.
Alguns exemplos de refeições/sobremesas onde costumo colocar as sementes de chia.

Fonte: www.sementesdechia.com
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8 comentários:

  1. Obrigada por esta partilha, adorei ficar a saber mais sobre esta semente, tenho de a experimentar.
    Beijocas

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  2. OLá Anabela.
    Gostava de saber onde se pode comprar este tipo de sementes que fala.
    Obrigada
    Sandra

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    Respostas
    1. Olá Sandra.

      Eu comprei no Celeiro mas já vi no Minipreço e no Pingo Doce, na secção de produtos dietéticos/naturais.

      Bjs

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  3. Gosto muito.
    Cà em casa, usamos em quase tudo.

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  4. Por acaso comprei este fds para também começar a introduzir na minha alimentação. :)
    Bjnhs.

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  5. ola :) gostava de saber se as crianças podem consumir sem problemas ?
    bj
    http://osmeuspestinhas.blogs.sapo.pt

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    1. Olá.

      Se os filhotes não tiverem nenhuma restrição alimentar, penso que não há problema nenhum. Mas nada como falar com o pediatra.

      Eu dou ao Tiago.

      Bjs

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  6. Bom dia,
    em pesquisa para introduzir este tipo de sementes na minha alimentação, vim parar a este blog ao qual dou os parabéns pelas dicas tão uteis para o nosso dia a dia ;)
    É possivel por exemplo juntar num iogurte: sementes de sésamo e linhaça, girassol e bagas goji?

    Um beijinho

    Sandra

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