Organizar com sentido

By Anabela (Aproveitar a Vida) - novembro 15, 2012

Olá a todos.

Sempre que falo sobre organização tento transmitir uma regra importantíssima. E é importantíssima porque vai permitir, pelo menos, três coisas:

- que a organização se mantenha
- simplificação do dia-a-dia
- mais tempo para coisas que realmente gostamos de fazer

Esta regra fui aprendendo com o tempo porque organizava, ou melhor, arrumava mas não com sentido e, inevitavelmente, lá voltava tudo ao mesmo.

Hoje trago-vos um exemplo prático de que devemos sempre arrumar/organizar os objectos tendo em atenção a forma ou o local onde o utilizamos. Isto aconteceu-me com as cápsulas de café. 

Quando comprámos a arca, recebemos um cupão de desconto e comprámos esta máquina de café. Na altura, guardei as cápsulas na despensa e uma vez quando calhou ao maridão ir lá buscá-las, demorou tanto a encontrá-las que saiu de lá irónico  a dizer isto:

"Pois, faz todo o sentido ter as cápsulas no fundo da despensa em vez de estarem perto da máquina.

E esta frase fez um clique na minha cabeça. Lá pensei bem onde queria colocá-las porque não queria que ficassem à vista (não gosto de bancadas cheias de coisas) mas queria que estivessem num local de fácil acesso. Lá decidi o síto, destralhei para ganhar espaço, embelezei a caixinha onde ficaria tudo e cá está ele, o cantinho do café...


...com tudo a quem tem direito, excepção feita às chávenas que já moravam perto da máquina.


 Simples, prático e de fácil acesso. Nunca fui tão rápida a levar os cafés para a mesa. Esta organização faz todo o sentido, não vos parece?

Desejo uma tarde produtiva a todos.
assinatura

  • Share:

You Might Also Like

4 comentarios

  1. Gosto da organização e acho essa forma de organizar muito funcional e gira (diz-se que organizado não é bonito, é funcional, mas se pudermos ter ambas coisas, porque não? :) ). Aqui por casa, a máquina fica em cima da bancada, perto do armário onde guardo açúcar e adoçante. As cápsulas iam ficando no armário, mas acabava sempre por andar a tirar coisas do sítio e a prateleira de baixo do nosso despenseiro ficava rapidamente um caos. Optamos por comprar um suporte em acrílico que colocamos junto à máquina, o que trouxe alguma funcionalidade.

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz o mesmo com as coisas do pequeno almoço, cereais, açucar, pão, brasa ficam no armario por cima do micro ondas, bem como as colheres que estão num copinho. As chavenas estão na porta ao lado e assim evita-se andar pra trás e pra frente e a perda de tempo :-)
    Bjs M.

    ResponderEliminar
  3. Adorei mesmo o blog e as dicas, bem como a semelhança do motivo que a levou a criar o blog :)
    Usei esta estratégia, como a Marlene, para tudo o que é do Pequeno-almoço e que está num tabuleiro (Os cereais de cada um, as sementes de linhaça, as vitaminas, o café, o açúcar). Em tempos já tive a máquina do café numa mesinha de apoio da sala, onde tinha também uma caixa c/cafés, um frasco c/pacotes de açúcar e uma caixa com colheres, chávenas e pires :)

    ResponderEliminar