Aproveitar o que a natureza nos dá

By Anabela (Aproveitar a Vida) - agosto 22, 2012


E se ela nos dá amoras, então vamos apanhar às carradas!


Foi o que fiz anteontem com os meus pais. Com o que trouxe consegui fazer dois frascos de doce assim mais para o líquido (com pouco açúcar porque vão ser devorados num instante), um sumo para o almoço e ainda congelei meia dúzia delas para dar um toque especial a um iogurte. 


Conto de apanhar ainda mais para congelar e ir consumindo durante o inverno. É que os benefícios dos frutos vermelhos são poderosíssimos, ora vejam por vocês próprios.
Foi por isso que também decidimos plantar, numa das floreiras do jardim, uma variedade de frutos vermelhos como framboesas, mirtilos e dois tipos de groselha.
Se puderem, façam-no também, nem que seja num vaso numa varanda. A vossa saúde agradece!

Desejo um dia saudável a todos.

assinatura

  • Share:

You Might Also Like

6 comentarios

  1. Olá Anabela,

    Quando era miúda amava apanhar amoras, e comia-as na hora, sem lavar nem nada. Já não apanho à muitos anos, tenho de voltar a fazer, era tão divertido.

    Bom apetite :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. este ano já fiz doce pois o meu pai e o meu filho já foram a elas, conto ir apanhar mais para fazer gelado! bjks

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela! Como posso plantar futos v. em vasos? Sou uma naba no que toca a plantações mas gostava de ter umas dicas. Obrigada pelas suas partilhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera.

      Eu também sou uma naba no que toca a plantações. Basicamente pesquiso as condições atmosféricas que a planta necessita para se desenvolver bem, se mais ou menos sombra, se mais ou menos sol, etc. Depois pesquiso qual a melhor altura para plantar (isto é mesmo muito importante) porque não vale de nada plantar algo numa época errada pois atrasa e diminui a quantidade de fruto (pelo menos penso eu). No caso dos frutos vermelhos que já percebi são na maioria arbusto tipo silva, precisam de algo para se irem agarrando. Comprei uma coisa deste género http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100230&productid=15576&sid=0 e falta pendurar no muro quando as plantas assim o necessitarem.

      De resto basta que não sejamos exagerados e não plantarmos num vaso a mesma quantidade de plantas que plantaríamos no chão. Tudo com peso e medida.

      Não consigo ajudar grande coisa mas apenas te digo para começares devagar para entender o processo e a mesmo tempo não teres de investir tanto dinheiro.

      Bjs

      Eliminar
  4. As minhas melhores memorias da minha infancia são a apanhar amoras com os meus primos!!!!! adoravamos...
    há duas semanas atras, fui com a minha princesa apanhar amoras e ela adorou, pena não adorar comer hehehe

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá Anabela,
    gosto muito do seu blog e sigo-o sempre que possível.
    Considero que tem dicas muito úteis, é um sítio onde aprendo sempre qualquer coisa de novo e me inspira bastante.

    Em relação a este tema também partilho da sua opinião: devemos aproveitar ao máximo tudo que a natureza nos dá, principalmente se forem coisas saborosas como esta, as amoras.
    Adoro e também já apanhei bastantes com a minha mãe, para comer ao natural, para fazer doce e a minha mãe até vai experimentar fazer licor.

    Beijinhos,
    Marta Alves
    (ostrabalhosdamarta.blogspot.pt)

    ResponderEliminar