O poder dos pacotes de leite

By Anabela (Aproveitar a Vida) - julho 10, 2012

 Olá a todos.

Já sabem que por aqui tento distrair o meu pimpolho o mais que posso, não só para aguçar a sua criatividade e tentar que seja mais independente a brincar, mas também para evitar que esteja hipnotizado com a televisão. Tem sido uma luta com a dita cuja porque noto que sempre que ele vê, fica mais apático e ao mesmo tempo mais birrento. 

Esta brincadeira que vos mostro hoje começou assim do nada. Reparei na quantidade de pacotes de leite que tinha na reciclagem e pensei em aproveitá-los para fazer algumas brincadeiras com ele. Não criei expectativas mas o que é certo é que o Tiaguinho gostou muito e, ainda ontem, foi buscar os pacotes à dispensa para brincar com eles.

Depois de bem limpos e secos, foram utilizados para:

- saltarmos por cima
- andarmos com a pernas abertas a passar por cima (vejam a foto)
- construirmos torres (para destruir a seguir)
- fazermos casinhas
- andarmos às voltas como se fossem pistas de obstáculos

Isto tudo tentando não derrubar nenhum pacote. Foi excelente para ele trabalhar o equilíbrio e o controlo sobre os movimentos e é uma actividade boa para libertar energia. Gostámos muito e ele quis repetir, o que me deixou muito contente. Ficam as fotos...







Desejo uma tarde brincalhona a todos.
assinatura

  • Share:

You Might Also Like

9 comentarios

  1. Andamos nós a comprar brinquedos tão caros, quando as crianças se divertem com tão pouco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Coisas tão simples com que eles se entretêm mais do que se fossem brinquedos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela, excelente ideia.
    desculpa perguntar, mas que coisas/ actividades fazias com ele qd tinha um aninho? a minha fez agr os 12 meses, e estou em casa com ela, mas não sei que fazer para a estimular. ela está bem desenvolvida, é muito esperta, mas não sei que mais inventar... bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magda E.,

      Olha eu apostava muito em brincadeira sensorial. Vê este site (http://www.theimaginationtree.com) que tem ideias fantásticas.

      Podes por exemplo:

      - Fazer gelatina e colocar num alguidar e depois deixá-la mexer à vontade (mete um lençol ou pano grande por baixo porque pode escorregar)
      - Caixa com lenços, cachecóis e outras coisas parecidas para ela ir brincando e inventando (apesar do mundo imaginário ainda não ser muito nesta idade)
      - Arranjares uma caixa de cartão grande e fazeres isto http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2012/04/projecto-no-final-do-dia.html

      Também podes ver no pinterest (www.pinterest.com) que tem ideias fantásticas de outras mamãs.

      Bjs e boas brincadeiras

      Eliminar
  4. Olha que brincadeira tão simples e tão gira.
    A mim faz-me imensa urticária aquelas crianças que passam muitas horas em frente à televisão. Sinceramente sempre achei que televisão para lá da conta estupidifica quer miúdos como graúdos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem simples e ele está muito divertido.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. O meu Rodrigo adorava brincar com os taparueres, com as molas e com os tachos. Tirava tudo os tachos todos do armário e fazia de conta que cozinhava. Estava nisto imenso tempo. Agora que ja vai a caminho dos 3 anos, de vez em quando lembra-se e quer tirar as tampas que estão dentro do garafão para reciclagem.
    Enfim, andamos nós a comprar brinquedos caríssimos e afinal eles até gostam mais é dos utensilios de cozinha.
    Bjs
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  7. Mas que otima ideia ;) eles adoram estas coisas, a minha tinha um delirio enorme pelas molas da roupa ;)

    ResponderEliminar