Sobre a linguagem

By Anabela (Aproveitar a Vida) - junho 29, 2012
O meu menino andava um bocadinho preguiçoso para falar mas agora já diz umas quantas palavras. Fica aqui o registo do que diz aos 23 meses:

Ainda não sabe que, se metermos uma moeda, o carro mexe!
- mamã
- papá
- avô
- avó
- carro ou popó (diz as duas)
- tchiu (adivinham o que é?)
- galo
- cão
- água
- mon (mais uma adivinha)
- roda
- bola
- pão
- roz (arroz)
- carne
- ténis
- gu (adivinhem...)
- xixi
- cocó
- tiz (o que será?)
- ga (gato)
- olá
- sim (e fica tãooo fofinho a dizer)

De momento é o que me lembro. Faz ainda imensos sons de animais, o barulho do avião (embora não diga a palavra), diz tssss para dizer triciclo  e imita o ressonar para dizer que quer dormir. Curiosamente não diz a palavra não (uma das primeiras que as crianças aprendem).

Noto que me tenta imitar mais vezes, eu digo a palavra e ele tenta imitar, coisa que não acontecia antes. Também sei que não fala mais porque não sente necessidade, é entendido (nossa culpa) e por isso...

E está assim o meu menino, acredito que ainda vá ser um tagarelas, vamos lá ver...

Desejo um dia expressivo a todos
assinatura
  • Share:

You Might Also Like

3 comentarios

  1. A minha então é uma tagarela....nisso a escolinha fez muito bem (é a lei do desenrasca)!
    Ela já consegue mesmo manter diálogo.

    Quanto ao: "Ainda não sabe que, se metermos uma moeda, o carro mexe!" - mantém-no na ignorância por mais algum tempo, para vosso bem! :P

    ResponderEliminar
  2. Olá! Gostaria de fazer um breve comentário apenas à última frase, como futura Terapeuta da Fala "Também sei que não fala mais porque não sente necessidade, é entendido (nossa culpa) e por isso..." :) ..

    É natural que os pais consigam interpretar tudo o que os seus filhos pedem mesmo só ele apontando ou algo mais... No entanto, aos poucos tentem fazer-se que não estão a entender para tentar que ele produza mais palavras relativamente àquilo que ele quer. E se ele não disser, e continuar a apontar passado algumas tentativas, dão-lhe aquilo que ele pretende, tentando sempre acompanhar do nome respetivo daquilo que ele pretende ter.

    Um beijinho,

    Ana Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana.

      Antes de mais quero agradecer ter tido um tempinho para fazer este comentário, que eu muito agradeço :)

      Depois quero dizer também que vamos fazendo, cada vez mais, aquilo que aconselha. O "problema" que eu sentia nele era que nunca tentava repetir o que dizíamos, não sei se por vergonha (que nesta altura ainda não têm muita) ou por não conseguir mesmo articular os sons (acredito a questão era esta mesmo).

      Como disse no último post, ele está agora na fase de tentar repetir tudo e mais alguma coisa e em menos de três dias começou a dizer (á maneira dele) primo, madrinha, azul, amarelo, Ti-a-go (assim, tipo soletrado), pé, "xau-xau" (adeus), batata, papão (personagem de uma história do Gombby), giz, Slvador, Gonçalo e Diogo (miúdos da explicação) e mais umas quantas palavras que lhe peço para repetir e ele fá-lo até muito bem.

      Acabo por ficar mais tranquila acima de tudo porque sei que nos entende perfeitamente, sejam pedidos, advertências, ralhetes, etc. E isso, sei que é um bom sinal.

      Bjs e fique à vontade para dar mais dicas, que deste lado agradecemos sempre.

      Eliminar