21 de junho de 2012

O nosso jardim-horta

 Olá a todos.

Já há muito tempo que não falava da nossa horta, digo nossa porque além de incluir o maridão (que aliás, é quem trata mais do jardim) também inclui o Tiaguinho. O jardim-horta dele está a crescer a olhos vistos e... lembram-se disto?

Pois bem, um deles foi à vida, digamos que o filhote lhe fez uma festinha com entusiasmo a mais, o que sobrou tivemos de tirar do seu alcance porque senão tinha o mesmo fim e, depois de estarem assim...

 

 ...ficaram assim...

Estou desejosa de os apanhar e cozinhar com o Tiago. Acho que ele vai achar interessante.

Havia outro que pensávamos que não ia dar nada, por isso disse-lhe para o deitar no vaso do chá príncipe e, espantem-se, está assim...

Num dia de jardinagem com a prima (já foi há algum tempo) plantámos, além dos feijoeiros, tomilho e gerânios

Neste momento está tudo assim...

Gerânios na 1ª e 4ª floreira, tomilho na 2ª e outra planta que não sei o nome na 3ª
Tem sido uma luta para ele perceber que as plantas não se arrancam, os morangos não se comem verdes (aliás, nem verdes nem vermelhos porque é alérgico) e a água é para deitar nas plantas e não nas calças e sapatos. Com calma chegamos lá, é preciso é uma grande dose de paciência.

De resto temos algumas alfaces, poucas e pequeninas (não cresceram muito porque a terra precisa de estrume), algumas ervas aromáticas e plantámos recentemente alguns arbustos de frutos silvestres, framboesa, amora, mirtilo, groselha preta, vermelha e branca e já tínhamos os morangos, que este ano parece-me que não vão dar grande coisa :(


E é assim que está o nosso jardim-horta. Noto que lhe falta alguma cor e precisava dos vossos sábios conselhos para saber que plantas/flores hei-de escolher. Gostaria que as flores durassem muito tempo e que no inverno mantivessem as folhas, para não parecer um jardim abandonado e completamente vazio.

Alguma sugestão?

Desejo um dia espontâneo a todos
assinatura

2 comentários:

  1. Olá Anabela,

    Pois essa é a grande questão. Também procurei a mesma resposta, mas é difícil manter o jardim-horta verde e viçoso todo o ano, porque muitas das plantas não resistem ao verão. A única solução que conheço para esse fim é dispendiosa: mantê-las numa mini-estufa.

    Eu mudo as que posso para dentro de casa, as outras tenho de replantar todas as Primaveras. É pena, bem sei, mas tratei de perguntar a quem sabe mais do assunto do que eu e a resposta que me deram foi precisamente esta: ou as protegemos no Inverno ou têm de se replantadas de novo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olha, uma planta que se dá bem em qualquer altura e está sempre verdinha é a Dama da Noite. De tal forma que até cortámos um ramo para pegar de estaca (que correu bem) e dar um ar mais bonito ao jardim de trás, durante o Inverno.

    Quanto ao resto é uma chatice, porque é como dizes :(

    Bjs

    ResponderEliminar