Nós na TV :)

junho 18, 2012 Anabela (Aproveitar a Vida) 59 Comentários



Olá novamente.

Pois então, para quem nos quiser conhecer, aqui fica a reportagem que fizemos para a RTP1 sobre a nossa iogurteira caseira e respectivos iogurtes (veja como construir a iogurteira). Espero que gostem. Em baixo deixo algumas curiosidades do making of.




Algumas curiosidades das gravações:
  1. O que viram foi a única gravação que fizemos, tudo à primeira. Sinceramente, ainda bem que assim foi e não pediram para repetir, senão ainda ficava mais nervosa.
  2. Estava mesmo muito nervosa e isso nota-se pela quantidade de vezes que digo "exactamente" e pelo tique de olhar para cima. Nem sei como é que acertei com o leite dentro dos frascos!
  3. Havia muita coisa para dizer e mostrar mas havia tempo limite de reportagem e, por isso, ficou o essencial.
  4. Tanto a jornalista como o repórter de imagem eram muito simpáticos e deixaram-nos muito à vontade. Agradeço-lhes por isso.
  5. Mostrei alguns exemplos de iogurtes com sabores mas foi cortado. A jornalista acabou por se deliciar com o iogurte de doce de melão. Primeiro era só para provar mas depois foi todo até ao fim :)
  6. O buraco central da iogurteira ficou assim perfeito porque o maridão depois lembrou-se que fez aquilo com um X-acto e não com a tesoura :-D
No geral gostei da experiência. Falámos muito sobre o tema e foi muito engraçado ver como tudo é feito. Gostei bastante do resultado final. Achei piada ao facto da jornalista ter um tom de voz totalmente diferente enquanto gravava do que aquele que tinha quando falava connosco, é o que se chama projecção de voz.

 E pronto, assim ficam a conhecer um pouco mais desta que vos escreve.

Desejo uma noite descansada a todos.

assinatura

Poderá também gostar destes artigos

59 comentários:

  1. Olá Anabela, quase que me esquecia de aqui vir para ver a tua surpresa.
    Engraçado imaginava-te diferente. Estás diferente em relação à foto que tens na piscina :P
    E o maridão, muito compenetrado. É tão bom quando eles participam nas nossas invenções ;)
    Parabéns, foram muito explicados.
    Gostei de te conhecer ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá kyla :)

      A foto da piscina foi colocada de propósito por isso mesmo, para salvaguardar um pouco a minha imagem. Mas estraguei tudo com a reportagem, não é?

      Então conta lá, como é que me imaginavas?

      Beijocas

      Eliminar
    2. Não sei bem explicar, mas pareces uma pessoa diferente da da foto.
      Mas como podes ver, não fui a única a ter essa impressão ;)
      E tal como disse, gostei de conhecer-te ;)

      Eliminar
  2. Olá, Anabela :)
    É tão engraçado ver alguém na TV que no fundo já conhecemos.
    Muitos parabéns, estiveram lindamente e explicaram tudo tão bem que até se me levantaram algumas questões em relação à confecção de iogurtes.
    Eu tenho uma iogurteira e faço iorgurtes sólidos e líquidos.
    Não costumo ferver o leite. Uso-o a temperatura ambiente (normalmente abro um pacote para o efeito). Se o ferver aumento a sua validade?
    A tua iogurteira caseira é muito mais rápida do que a minha porque para os sólidos utilizo as recomedadas 12 horas para a fermentação. Tu falaste de 6 (metade é muita coisa). Será que se adicionar leite à temperatura ideal (convém comprar um termómetro) esse processo acelera(às vezes dava jeito)? Normalmente adiciono leite em pó, mas agora questiono-me se a uma temperatura ideal este não será de todo dispensável?
    Obrigada pelas tuas respostas e mais uma vez muito obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luarte.

      Sim, se ferveres, eles duram mais. Isto é bom para quem faz os iogurtes e depois leva muito tempo a consumi-los. Se os consomes rápido, é um passo que podes saltar. Cá em casa não costumo ferver, fiz apenas para mostrar na reportagem. Deves é usar sempre leite do dia e a gordura deste vai influenciar a consistência dos mesmos.

      Olha, o leite em pó é perfeitamente dispensável. Hei-de mostrar a iogurteira dos meus pais porque a dele é feita com um material para isolar tectos e paredes das casas, parece esferovite, daquele mais lisinho. Acreditas que ele faz iogurtes em cerca de 2 a 3 horas??? E ficam muito mais sólidos do que os meus. O segredo? A temperatura constante entre 35 a 37ºC desde que mete os iogurtes lá dentro até que os tira. Nunca abre a caixa e ficam super deliciosos.
      Então se fazes iogurtes líquidos não precisas mesmo de leite em pó.

      Experimenta e depois diz qualquer coisa.

      Bjs

      Eliminar
    2. Obrigada pela tua resposta, Anabela :)
      Eu sempre julguei que a validade de um iogurte teria que ver com a validade do iogurte base, isto é, se o iogurte base tem validade até 21 de Junho, então os novos iogurtes feitos a partir deste terão a mesma validade. Sempre foi isto que li em vários sítios.
      Penso que numa iogurteira normal de compra não é mesmo possível conseguir fazer iogurtes num espaço tão curto de tempo. A tampa acrílica deve ficar mais exposta às variações de temperaturas exteriores. Mas talvez colocando uma toalha turca por cima, esse impacto possa ser dinimizado. Hei-de experimentar.
      Beijinhos
      Nos iogurtes líquidos não utilizo leite em pó.

      Eliminar
  3. Muitos Parabéns! Não se notava nada que estavas nervosa, a explicação foi muito boa, e estiveram os dois muito bem :)
    Também gostei muito de vos conhecer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Anabela :)
    Gostei muito de vos conhecer.
    A explicação está muito boa, não deixa margem para dúvidas. Também faço iogurtes em casa e até tenho um post meio preparado para publicar, mas desencorajaste-me, até porque comprei a minha iogurteira, quando afinal era tão simples de fazer.
    Obrigada pela partilha e parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes favor (o maridão diz que peço muitos favores lol)de publicar esse post. Nunca te esqueças que há sempre alguém que não conhece, de certeza não temos os mesmíssimos seguidores. Nunca se sabe a diferença que esse post pode fazer na vida de alguém.

      Fico a aguardar. Qualquer dúvida, já sabes. Não sou a expert dos iogurtes, mas no que puder ajudar, é só dizeres.

      Bjs

      Eliminar
    2. Concordo com a Anabela, deves fazer o teu post pois o acto de partilhar conhecimento com os outros, é das coisas mais nobres que uma pessoa pode fazer.

      Mesmo que a tua iogurteira seja comercial, o importante é que as pessoas saibam que podem ter uma vida mais saudável.

      Além disso, penso que também é útil que as pessoas saibam que podem optar por uma iogurteira feita em casa, ou uma comercial pois certamente nem todas as pessoas quererão/poderão fazê-la.

      Eliminar
  5. Tão querida, Anabela! Dá vontade de entrar pelo ecrã para te dar beijinhos. Que bom ver-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida humming!

      Qualquer dia tens de me vir cá dar-me esses beijinhos pessoalmente :)

      Não me esqueci do tal lanche mas a vida não proporcionou isso ainda. Acredito que, se ainda não se proporcionou, é porque ainda não é para ser.

      Havemos de falar sobre isso.

      Bjs

      Eliminar
  6. Gostei da reportagem, estiveram muito bem, as explicações são boas e dá vontade de experimentar também. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, força ai nisso? Ainda levamos as empresas de iogurtes à falência :D

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Anabela,

    Gostei de ver a reportagem, parabéns. Muito natural e bem explicado!

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante, esta ideia. Vocês estiveram muito bem!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Anabela, és completamente diferente e muito mais gira do que na foto dentro de água! Muito bem explicado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita.

      Obrigada pelo elogio. O objectivo da foto da piscina era esse mesmo, que parecesse diferente do original :)

      Bjs

      Eliminar
  10. Adorei conhecer-te pessoalmente. De facto estás um pouco diferente, mas para melhor. Muitos parabéns. Isso quer continuação....
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tila, obrigada pelas palavras.

      Quem sabe se não fiquei com o bichinho para os vídeos.

      Sem dúvida que é muito mais fácil falar do que escrever aqui. Como já se percebeu não tenho o dom da escrita e às vezes perco-me demais nas explicações.

      Vamos ver o que sai daqui desta cabecita...

      Beijocas

      Eliminar
  11. olá,
    estiveram muito bem, fiquei tentada a experimentar, mas tenho algumas duvidas! Será que podes ajudar-me? A caixa é forrada com pacotes de leite e por cima com papel de aluminio?DEpois de colocar a lampada, como é que ela dá luz? Não percebo nada de electricidade, desculpa a ignorancia! Para iogurtes naturais é so juntar um iogurte natural e 1 litro de leite à temperatura ideal? já agora, como se faz iogurtes de aroma?
    Ah, os teus frasquinhos são muito giros, onde arranjaste?
    Desculpa o inquerito!!:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcia tens o tutorial completo aqui http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2010/03/iogurteira-feita-em-casa-e-de.html que ensina detalhadamente como fazer, mesmo para que não percebe nada de electricidade ;) qualquer dúvida escreve lá nos comentários que eu respondo.

      (Anabela, talvez fosse útil meter o link do tutorial completo neste post para que as pessoas possam ver o tutorial depois da reportagem)

      Aproveito para também clarificar o seguinte:

      A caixa que aparece nesta reportagem é a 2ª versão que fiz, e tem de facto um revestimento feito com pacotes de leite por debaixo da folha de alumínio. No tutorial completo não vais encontrar isso porque trata-se da 1ª versão.

      O que verificámos foi que após cerca de quase 1 ano de utilizações frequentes, a condensação gerada começou a passar 1 pouco para o cartão, daí o facto de eu ter feito 1 nova caixa, e mais 1 vez com a preocupação de usar apenas materiais recicláveis, procurei algo que fosse impermeável e fosse um bom conservador de temperatura... olhei para os pacotes de leite que deitamos fora depois de consumir e voilá!... é mesmo isto!

      Cortei os pacotes de forma a aproveitar os cantos (pois é onde é mais importante impermeabilizar). Noutros cortei de forma a obter tipo 1 folha. Colei tudo bem coladinho, e depois coloquei a folha de alumínio por cima.

      A impermeabilização interna da caixa foi algo que a Anabela me pediu que resolvesse, pois facilita imenso a limpeza da mesma.

      Esta camada de revestimento adicional, veio também reduzir drasticamente o nº de horas necessárias para fazer os iogurtes!

      Depois aproveitei também para revestir toda a parte exterior da caixa com fita-cola, apenas para reforçar a estrutura do cartão pois com o passar do tempo, e andar a mexer de 1 lado para o outro, o cartão tem tendência a deformar 1 pouco...

      Mesmo assim a 1ª caixa durou quase 2 anos, mas esta tenho a certeza que vai durar muitíssimo mais!

      Eliminar
    2. Já meti o link, talvez te ajude um bocadinho mais.

      Para os iogurtes de aroma podes fazer de duas formas, ou juntas um concentrado da fruta que pretendes (pode ser topping de morango, caramelo, etc...)ou colocas compota de fruta no fundo do frasco (opção mais saudável) e metes o leite por cima para ir fermentar.

      Os frasquinhos comprei numa loja dos chineses (encontras imensos e baratos) ou na loja Casa (embora as tampas de metal não sejam a melhor opção, opta pelas e plástico)

      Eliminar
  12. Parabéns...e vou seguir-te...pois adorei teu blog.

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo ver o teu novo post que aparece no meu blog diz que não existe é este Mais objectividade nas poupanças.

      Que se passa?

      Beijinhos
      Elisabete Cruz
      http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

      Eliminar
    2. Obrigada Elisabete. Vou cuscar o teu :)

      O post já está publicado. Isso aconteceu porque eu fiz publicar em vez de guardar quando apenas tinha o título. Desfiz o erro quase de imediato mas o blogger tratou logo de actualizar e foi por isso que viste o post nos resumos mas não conseguiste visualizar.

      Bjs

      Eliminar
  13. Parabéns, estiveram muito bem!
    Deve ter sido uma experiência muito engraçada. Realmente não te reconheceria se tivesse visto a reportagem, estás diferente da fotografia!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla.

      Talvez não me reconhecesses mas vias o endereço do blog e por ai reparasses logo :)

      Bjs

      Eliminar
  14. Venho te convidar a participar no meu projeto, caso não queiras peço que o publiques para quem queria ajudar.
    Obrigado bjs

    http://casaescorpiao.blogspot.pt/2012/06/projeto-inverno-quente-2012.html

    ResponderEliminar
  15. Aqui no trabalho nao consigo ver com som, mas pelas imagens parece-me q estiveste (estiveram) super bem!!!
    qual nervosa qual quê :)
    bjnhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      Mas o problema é dai do trabalho ou do vídeo?

      Bjs

      Eliminar
    2. é mesmo daqui do trabalho (não dá muito jeito ver com som eheheheh)
      :)

      Eliminar
  16. Olá Anabela :)
    Adorei ver-te e ouvir-te!!! Estiveste lindamente e o marido tb! Pena que o Tiaguinho não tenha aparecido na reportagem :)
    Lembro-me de ter feito a iogurteira na altura que colocaste no blog. Aliás comecei a fazer iogurtes caseiros a partir dessa altura.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida :)

      Obrigada pelas palavras, o maridão agradece também. E ainda usas a iogurteira?

      O Tiaguinho não apareceu por duas razões, a primeira e mais importante, salvaguardar a sua imagem (nunca o ia meter na reportagem) e a segunda porque não nos ia deixar fazer nada (está um reguila, a sério!!!)

      Bjs

      Eliminar
  17. Exactamente :)))

    Acho que estiveste muito bem, o teu marido também!Adorei ver tudo.

    Muitos Parabéns

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ce.

      Daqui deste lado agradecemos o carinho :)

      Bjs

      Eliminar
  18. Parabéns! Gostei muito e talvez quando tiver bebés convença o namorido a fazer iogurtes também assim já que cá em casa é ele quem come mais iogurtes e é esquisito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia.

      Espero que o convenças porque realmente são mais saudáveis.

      Bjs

      Eliminar
  19. Olá Anabela,
    Muitos Parabéns!... Estiveram os dois Fantásticos.
    E apesar de dizeres que estavas nervosa, sinceramente nem se notou.
    Concordo com a Rita, és muito mais bonita ao vivo que que na foto.
    Muitas Felicidades e Obrigada pela partilha dos teus posts, que gosto imenso de ler.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa.

      Obrigada pelas palavras. Fico contente por teres gostado.

      Bjs

      Eliminar
  20. Estiveram muito bem,no poupar é que está o ganho ,obrigado pela partilha.
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.

      Acredita que poupamos bastante. É que no que toca a iogurtes, os nossos gostos eram carotes.

      Bjs

      Eliminar
  21. Muito bem eu não tinha visto mas a minha sogra já me tinha falado.
    Estiveram os dois muito bem. Parabéns.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  22. Parabéns, gostei muito e quero experimentar!

    ResponderEliminar
  23. Vou ter que pedir ajuda ao meu namorado para "dar à luz" eheheh!!Uma questão, para esterilizares os copos de iogurtes poes dentro de água no microondas ou sem nada? Tenho copos de vidro de iogurtes, mas a tampa é tipo papel que quando vamos comer se tira, como tapas esses copinhos?

    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do "dar à luz" ehehehe.

      Para esterilizar os frascos meto-os sem água mas apenas cerca de 1 minuto na potência máxima, se calhar nem isso. Antes também usava desses e tapava-os com papel de alumínio.

      Bjs

      Eliminar
  24. Olá Anabela. Parabéns pela reportagem. Pareceu-me que estavas muito à vontade e é com ideias dessas que se poupa bom dinheiro. beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Anda uma "pissoa" sem vir a meia duzia de dias...e temos novidades das boas...Parabens ..só tenho pena de ter já uma iogurteira de compra :( apesar de ja não a usar muito...a ver se a mudança de casa me ajuda a cenrtar-me mais e aproveitar mais as coisas que tenho em casa arrumadas por cima dos armários e esquecidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é um processo e às vezes é preferível fazer as coisas com calma para que depois passe a ser um hábito adquirido.

      Eu também era assim, era tudo deixado ao abandono e esquecido mas só com uma boa dose de organização é que as coisas mudaram.

      Bjs

      Eliminar
  26. olá Anabela, sem duvida uma reportagem muito bem conseguida e uma coisa facilima de fazer!! se estavas nervosa não se notou nada, um dia penso e faço uma...
    é engraçado quando nós nos habituamos a ler sem a imajem da pessoa criamos uma expectativa que muda ou não quando a conhecemos...
    um casal simpático, jinhos e parabens pelas ideias fantásticas!!! visita-me, apesar de andar um pouco a meio gás.
    jinhos xana

    ResponderEliminar