Detergentes caseiros - Simplificar (Parte II)

By Anabela (Aproveitar a Vida) - junho 14, 2012
Olá a todos.

Cá venho então falar da segunda parte dos detergentes caseiros, desta feita sobre aqueles que tenho na casa-de-banho. Quer dizer, venho mais falar da organização que decidi adoptar para facilitar as limpezas.

Já vi em muitos blogues que o habitual é ter um cesto com todos os produtos necessários e respectivos panos, para levar onde for preciso. Pois bem, sempre disse que, apesar de lermos certas coisas que resultam para muitas pessoas, há que perceber que temos sempre que adaptar ao nosso dia-a-dia. Digo isto muitas vezes nos meus posts.

Este é um exemplo de uma organização que tive que alterar um pouco para se adaptar mais às minhas rotinas. Em vez de ter um cesto geral, tenho um cesto em cada casa-de-banho. Optei por fazer assim porque limpar as casas-de-banho apenas uma vez por semana é impensável. Passamos muito tempo em casa e a consequência disso é que ela se suja muito mais. Também já cheguei a usar toalhitas mas, sinceramente, detestei tudo, o cheiro, o facto de as loiças não ficarem a brilhar e também não serem amigas do ambiente.

 Assim,, estes cestos contém tudo o que preciso para, por exemplo, numa ida à casa-de-banho, dar uma limpeza rápida em 5 minutos. Assim vou conseguindo manter a casa limpa sem andar a correr e a stressar de um lado para o outro.

Cada cesto tem:

1. Creme abrasivo 
Neste momento é comercial porque me deram estas amostras (obrigada tio!) mas conto de experimentar uma receita caseira (que venho cá mostrar depois, claro!)

2. Spray anti-bacteriano caseiro
Que é simplesmente água oxigenada. Leiam mais sobre as suas propriedades aqui

3. Esponja para as loiças
Tem de ser daquelas com esfregão verde num dos lados, para poder tirar o calcário que a água deixa nas loiças. Esta é aquela limpeza que faço com mais frequência no lavatório e não levo mais do que um minuto a fazê-lo.

4. Pano macio multiusos
Para limpar o que for necessário, normalmente uso para limpar melhor as bancadas ou até o espelho.

5. Toalha turca
Para secar tudo e mais alguma coisa.

6. Escova de dentes usada
Tenho apenas num cesto mas assim que trocar de escovas utilizo as usadas nos outros cestos. Utilizo para retirar sujidade de certos locais onde a esponja não chega.

E pronto, é assim que simplifico a limpeza das casas-de-banho.

Gostava também de dizer que todas as dicas que vou colocando aqui no blog são dicas que ponho em prática, e a cada dia que passa sinto que estou mais produtiva e que os meus níveis de stress diminuem drasticamente. Por isso, aconselho a quem tem uma vida demasiado agitada, a tentar implementar pequenas mudanças, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente porque, no fim de contas, se for uma boa mudança, vai dando frutos a curto-prazo. Eu já noto os meus e não fiz tudo de um dia para o outro.

Desejo um dia formidável a todos
assinatura
  • Share:

You Might Also Like

14 comentarios

  1. Eu tb uso um "kit de emergência" para limpezas diárias no wc, já falei dele no meu blog. Também faço como tu e todos os dias em 5 minutos aproveito para limpar qualquer coisa. Percebi que com esta técnica, a limpeza do fim de semana demora muito menos.

    ResponderEliminar
  2. Estava a ler o teu texto e a pensar que, nestes assuntos de detergentes caseiros, o mais difícil é convencermo-nos a dar o primeiro passo, mas depois de se começar, não há regresso. Poderá haver um ou outro produto que não nos sirva tão bem, mas regra geral tão tão eficazes como os de compra, muito menos poluentes e incomparavelmente mais económicos.

    Gostei do teu "kit", é giro e funcional! O meu
    é a nível de materiais e produtos muito semelhante ao teu. Já faz tempo que deixei de comprar mil e um produtos de limpeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem fazes ideia do quanto eu adoro saber que as pessoas deixaram de comprar uma carrada de produtos de limpeza comerciais.

      Bjs

      Eliminar
  3. Adoro os teus posts. Cheguei há menos de uma semana e já li todo o blog :-D fiquei viciada lol. As dicas são fenomenais. Aproveitando dicas do vinagre e da organização dia 13 feriado em Lisboa e dia 14 prolongamento do feriado tratei da arca, frigorífico, do móvel dos plásticos, do móvel da mercearia, redecorei, comprei e acima de tudo diverti-me muito. Sinto-me extraordinariamente bem. Até aproveitei a caneta de escrever nos plásticos e andei a deixar mimos para o maridão pelos azulejos e espelho do wc. Bem-haja por tudo. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, estou comovida com as palavras. É muito bom saber que desse lado fiz alguma diferença e isso faz-me pensar que, afinal, tenho algum valor (não vale a pena aprofundar a coisa, questões pessoais).

      Adorei essa última parte, ideia excelente para apimentar a relação.

      Bjs

      Eliminar
  4. Logo que possas diz como fazer o detergente para wc ou utilizas a pasta de limpar lava-loiça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que fizer venho cá dizer a receita. Não, não utilizo isso porque demora a limpar e talvez seja demasiado abrasivo.

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Anabela eu tambem limpo a casa de banho todos os dias porque tenho dois rapazes eles são cá uns mijoes,mas não tenho o kit na casa de banho adorei os teus baldes aonde compraste beijos obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, o meu rapazolas ainda não faz xixi na sanita de forma regular e sozinho mas os miúdos da explicação usam uma das casas-de-banho e sei bem do que falas. Esta tem de ser limpa todos os dias!

      Até me ri quando perguntaste sobre os baldes e vais-te rir quando te disser que são apenas umas caixas de plástico sem tampa, muito baratas, que comprei no DeBorla ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Como a vida de casa é cada vez mais unisexo, eu sou um homem que cuida da casa da família. No meu caso, ainda uso um produto de compra, mas porque funciona mesmo (Wc Pato Ecológico). É anti-calcário e não se gasta muito de cada vez. Tenho o meu kit de limpeza em cada casa de banho também e o meu é feito de: Um pano multiusos, um spray com lixivia pura, um wc pato ecológico e um abrasivo para as sanitas. A rotina diária passa por usar uma mistura de 4/5 sprays de lixivia com 4/5 de wc pato, passar por água e limpar as louças da casa de banho todas. Colocar o abrasivo e um pouco de lixivia e passar piaçá. Aos Sábados a limpeza é mais profunda. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gosto muito de saber que há homens que cuidam da casa e não têm problemas com isso :)

      Eliminar
  7. Como a vida de casa é cada vez mais unisexo, eu sou um homem que cuida da casa da família. No meu caso, ainda uso um produto de compra, mas porque funciona mesmo (Wc Pato Ecológico). É anti-calcário e não se gasta muito de cada vez. Tenho o meu kit de limpeza em cada casa de banho também e o meu é feito de: Um pano multiusos, um spray com lixivia pura, um wc pato ecológico e um abrasivo para as sanitas. A rotina diária passa por usar uma mistura de 4/5 sprays de lixivia com 4/5 de wc pato, passar por água e limpar as louças da casa de banho todas. Colocar o abrasivo e um pouco de lixivia e passar piaçá. Aos Sábados a limpeza é mais profunda. ;)

    ResponderEliminar
  8. tambem gostava de partilhar uma ideia que vi há pouco tempo e já pus em prática, para quem não gosta do cheiro a vinagre, realmente não é bom. Num frasco de vidro coloca-se cascas de laranja(muitas) e depois enche-se com vinagre, deixa-se uns dias no armário e voilá vinagre para limpeza com aroma a laranja, acho que tambem deve funcionar com casca de limao, mas ainda não extrimentei.

    ResponderEliminar
  9. Olá, já agora aquelas etiquetazinhas são amorosas...podia explicar-nos como as faz? Obrigada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar