Detergente milagroso

By Anabela (Aproveitar a Vida) - junho 04, 2012

Olá a todos.


Estão a ver aquelas manchas que a água vai deixando nas paredes do chuveiro que são tão difíceis de tirar? Pois bem, eu já tentei de tudo, lixívia, vinagre, produtos ainda mais tóxicos, esfregões assim e assado e nada, aquilo simplesmente não sai ou melhor, não saia.

É que a anterior proprietária era uma porca, desculpem mas é verdade. Na altura que comprei a casa, esta tinha 10 anos e na limpeza a fundo que se fez antes de começar a colocar os móveis no sítio, ainda limpámos restos de pó de cimento da construção da mesma, por isso podem ter uma ideia de como a casa estava. A maioria das coisas conseguimos limpar, o cheiro a tabaco e afins é que foi mais complicado porque estava entranhado nas madeiras (está nos planos trocar tudo assim que houver orçamento para isso) mas conseguimos suavizar.

Agora uma das coisas que me estava a chatear profundamente eram a ditas manchas nos azulejos que não saiam por nada. Pudera, dez anos a acumular sem uma limpeza mínima de vez em quando, dá nesta trabalheira.
Mas eis que descobri o detergente milagroso que resolveu este problema complicado. Vi neste site e, como as paredes do duche da autora estavam tão imaculadas, resolvi experimentar (depois percebi que ela tinha remodelado o WC à pouco tempo). É nada mais, nada menos do que vinagre misturado com detergente da loiça.

A receita é super simples, partes iguais (utilizam a quantidade que quiserem desde que as duas sejam iguais) de vinagre e detergente da loiça. O vinagre é aquecido, sem ser necessário ferver e depois é só juntar o detergente e mexer bem. Guardar num recipiente e utilizar onde quiserem, principalmente em sujidades difíceis. Não é preciso reaquecer antes de utilizar. Esfreguei com um esfregão de loiça que tenho especificamente para lavar a casa de banho. A única coisa que notei é que enquanto quente consigo limpar melhor a sujidade de uma só vez e já frio precisei de duas limpezas para ficar impecável.

E agora a parte melhor, tal como ela aconselhou passei a limpar os azulejos enquanto tomo duche (primeiro limpo e depois tomo o meu duche) e facilita bastante, não só porque a água quente ajuda a limpar mas porque é quase fazer dois em um. No fim é só secar.
Portanto, este é sem dúvida um vencedor, pena é que leve detergente da loiça e não algo mais ecológico. Experimentem que não se vão arrepender. Pelo menos comigo funcionou.

Desejo um dia limpinho a todos. 
assinatura


 P.S.: Estou surpreendida e, confesso, triste por não ter nenhum feedback no post anterior :( Era importante saber o que pensam desse lado. Disse parvoíces ou disse coisas importantes? Praticam ai em casa? Há dificuldades desse lado? Dicas são sempre bem-vindas.


  • Share:

You Might Also Like

18 comentarios

  1. Obrigada por esta dica fabulosa que vou experimentar com toda a certeza,

    beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Li este post com muita atenção e esta dica é realmente preciosa.... e barata....
    Será que resulta também nas juntas dos azulejos?
    Obrigada pela partilhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Notei uma grande melhoria sim (depois de bem esfregado) mas não ficam imaculadas.

      Bjs

      Eliminar
  3. este é o tipo de post que uma se lembra cada vez que entra no duche...porque a mim mesmo depois de secar ficam umas manchas..grrr e com 5 a tomar banho todos os dias..imaginar...
    confesso que tenho também o vicio de lavar o duche quando tomo banho...começo por espanhar produto (eu era mais agua com vinagre) e quando entrava levo o esfregão com detergente da loiça e toca a esfregar enquanto a agua aquece...
    a dica de aquecer o vinagre é que deve fazer alguma diferença...depois informo..

    e quanto ao post anterior..copiei-o para o meu evernote para ler com calma..e confesso que depois esqueci-me..mas o que li por alto caiu-me do céu...mas para o Ano que vem..ihihih tenho tido alguns precalços com o filhote do meio e os deveres escolares, até teve aulas de apoio ao estudo..mas o que necessita é um red bull parece-me ..o professor diz que tem estado em mdo de ferias todo o ano..o que até é algo estranho para mim..porque os exames tem sacado sempre de bom para cima (menos um que teve suficiente por não ter estudado nada mesmo) e isto em todo o ano..o que não gosta é de fazer deveres da escola/casa...isso é o seu/meu calcanhar de aquiles a razão das nossas discussões....
    ui já acabei por falar de mais ihihihi
    beijocas anseio pela parte 2 porque com ele nem com o castigar nem recompensar tem servido..tem a wii guardada..e dá-lhe igual.

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que seja nature and pocket friendly é sempre bem vindo.
    Obrigado pela partilha vou exprimentar
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Olá Anabela,

    Primeiro, obrigada por esta dica, vou também experimentar.

    Quanto ao post anterior, não li! Foi mesmo por falta de tempo, nem me apercebi. Vou já lá!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Anabela! Esta dica vem mesmo a calhar!!! Tenho umas manchas horrorosas amarelas no lavatório que me andam a dar cabo do sistema... Já tentei de tudo, até lixívia pura aplicada de um dia para outro e nada! Já estava a desanimar... Vou experimentar JÁ!
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Vou experimentar a dica para limpeza dos azulejos; ando sempre "á cuca" de truques caseiros, ecológicos e baratos! Obrigada.
    Quanto ao post anterior são realmente sábias palavras. No meu caso, foi sempre mais dificil por em prática o 1º item. As opções foram mais em aranjar material didáctico de apoio.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pela partilha, vou experimentar, depois de ter tentado de tudo. Tb confesso que aproveito o duche para limpar a cabine.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    sempre se poderá utilizar detergente da loiça ecológico. já existem algumas marcas e "acessiveis".

    já utilizo este truque! normalmente ponho dps do meu banho quando o marido vai a seguir ele enxagua e passar com "a vassoura de vidro", aquela que tem uma borracha para que n fique agua nem nos vidro nem nos azulejos!.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Anabela,
    Esta é daquelas dicas que são sempre bem vindas!....
    Eficaz e barata?????..... E ainda por cima coisas que temos sempre em casa.....
    Obrigada.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  11. Querida Anabela, também uso esta mistura há bastante tempo, mas não sabia do processo de a aquecer!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Vou experimentar com certeza :P

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Anabela, vou experimentar :)
    Precisava da tua ajuda para ver se sabes alguma receita milagrosa para as juntas dos azulejos? já procurei tanto e nada resulta! Acho que vou ter de colocar novo!!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  14. olaré Anabela! que dica boa! andava aqui à procura de umas coisas no teu blog e dei com esta dica maravilhosa! agora que tenho um mini ser, a lida da casa tem que ser ainda mais prática e rápida (verde e ecológica já ha muito que é!). eu já costumava fazer esta mistura, mas sem aquecer o vinagre, contudo tenho uma dúvida... que vinagre usas? eu so vinagre branco (não de vinho branco), mas trago carradas dele qd vou a França porque cá não encontro (também moro num sítio onde não há muita oferta). qd não tenho, uso vinagre de cidra!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  15. olaré Anabela! que dica boa! andava aqui à procura de umas coisas no teu blog e dei com esta dica maravilhosa! agora que tenho um mini ser, a lida da casa tem que ser ainda mais prática e rápida (verde e ecológica já ha muito que é!). eu já costumava fazer esta mistura, mas sem aquecer o vinagre, contudo tenho uma dúvida... que vinagre usas? eu so vinagre branco (não de vinho branco), mas trago carradas dele qd vou a França porque cá não encontro (também moro num sítio onde não há muita oferta). qd não tenho, uso vinagre de cidra!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  16. ja uso faz tempo, mas tenho uma leve empressao queesta combinação pode nos fazer mal a saude, pois me sinto tremola-fraça qd faço uso. como eu sou muito alergica so uso o vinagre misturado com detergente para limpar toda a casa e lavar roupas tambem, o plástico da geladeira e outros utencilios tb, porta parede et, pode esta amarelinho q fica branco na hora, muito bom e rápido. gostaria que se algum quimico poder tirar esta dúvida eu agradeço para ficar com todo limpo porém mais tranquila , beijos e boa limpesa.

    ResponderEliminar