8 de junho de 2012

Destralhar e poupar - Roupa de criança

 Olá a todos.

No outro dia estive a fazer uma limpeza e revisão à roupa do Tiago. Fui ver o que lhe servia do ano passado e descobri que, afinal, quase não preciso de lhe comprar roupa porque há muita coisa que lhe serve.

Não sou de lhe comprar roupa caríssima ou em quantidade industrial, basta que seja confortável e lhe fique bem. Além disso, se não tiver roupa acumulada para lavar, ela vai estando disponível e a quantidade que tenho é suficiente. 

Posto isto, consegui passar de duas caixas gigantescas para apenas uma e nela guardei essencialmente mantas e roupa que foram feitas por familiares, com imenso carinho, e as primeiras compradas por nós.

Antes
Depois
O que fiz foi:

DAR
Pensei cá para comigo, mas eu nem sei se terei um segundo filho (provavelmente não), para que é que vou guardar estas coisas todas? Também não é a olhar para a roupa que me lembro dos momentos maravilhosos com o Tiago e sei que haverá muitos bebés por ai que têm necessidades e estas roupas podem fazer diferença. Só peço saúde para poder trabalhar e poder comprar roupas novas caso tenha um segundo filho.
Assim sendo, dei a maior parte delas.

VENDER
Não é segredo nenhum que sou cliente das lojas Kid to Kid. Têm peças praticamente novas (então para menina...!) e ao vendermos algumas peças conseguimos crédito para descontar noutras. É assim que tenho comprado muita roupa para o Tiago, roupa de qualidade, roupa de marca e não tenho qualquer problema com isso.
Da última vez que lá fui vendi algumas peças e trouxe três jardineiras por menos de 15€ e são de um material muito bom. Esta da foto é uma do ano passado e de boa qualidade.

REUTILIZAR
Neste caso foi só mesmo vestir o que era do ano passado mas algumas calças poderão dar para calções e nas meninas os vestidos poderão dar para camisolas ou túnicas. É uma questão de ter jeito para a costura. No meu caso ainda ando a aprender. 

E assim se vai destralhando, poupando e ajudando outras pessoas :)

Desejo um dia solidário a todos.
assinatura

21 comentários:

  1. Ai mulher, não me digas nada acerca de roupa.
    Tenho 3/4 grandes sacos cheios de roupa e calçado.
    Tenho muita pena de dar sem saber se vou ter outro filho ou não...e sempre é dinheiro que se poupa (se tivesse a certeza que não iria ter mais nenhum dava quase tudo mesmo, mas eu gostava ainda de dar um mano/a à minha pequena...).
    Agora nem sei onde os guardar. Isso das caixas era uma boa ideia e a roupa sempre fica em melhores condições. Mas guardar caixas dessas enormes, não é fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Eu aceito roupa para criança de 3 anos. Obrigada. o meu email: alexandrapeixoto32@gmail.com

      Eliminar
  2. Eu também gosto da loja Kids to Kids! Mas infelizmente onde moro não existe loja nenhuma próxima :( (havia uma em Setúbal, mas não sei porque fechou...)
    É um conceito em que acredito, e que nos tempos que correm, tendo ou não uma família numerosa, todos os tostões contam!
    Mais uma vez obrigada pelas dicas! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estranhei fechar a loja de Setúbal (um sítio com tanto desemprego e que deveria ter mais lojas do tipo), mas é engraçado como lojas Zara, Chicco e outras do tipo não chegam...:(
      As pessoas gostam de ostentar, mesmo que não tenho possibilidades.
      Eu adorava que a loja reabrisse, tinha aqui uma cliente, porque tal como a Anabela, não tenho problemas nenhuns em vestir à minha filha roupas usadas (quando estava grávida deram-me imensa roupa e fez bastante jeito), afinal os recém-nascidos pouco estragam, aquilo lavadinho e está como novo.

      Eliminar
    2. Queria dizer: "mas é engraçado como lojas Zara, Chicco e outras do tipo não fecham...:("

      Eliminar
    3. Kyla, concordo com tudo o que dizes :) Mas não podemos mudar o mundo, vamo-nos mudando a nós próprios que isso já ajuda.

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Anabela,

    Boas práticas, na minha opinião. Quando os meus filhos tinham a idade do teu fazia exactamente a mesma coisa e hoje, olhando para trás, acho que foi o melhor.

    É óptimo que exista uma loja como a que referiste, pena que sejam poucas. Talvez o conceito de lojas de roupa em segunda mão ainda provoque alguma desconfiança, mas é um erro tão grande...

    E concordo que, tudo o que não possa ser vendido ou reutilizado deve ser dado. Infelizmente há quem precise, e muito.

    Guardar tudo a pensar que um dia poderá fazer falta não faz sentido! Por um lado, voltaríamos mesmo a usar? Por outro, o espaço que ocupa é demais.

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. eu tenho muita roupa da G. porque a minha mana guardou dos filhos dela para mim. eu própria ainda não dei a que já não serve porque quero ter mais um filho. a roupa de menino dei logo quando soube q teria uma menina, agora vou guardando. se tiver outra menina, pois darei a roupa qd já não vestir, se tiver um pilas, pois escolherei o q der para ele, peças mais neutras,e darei as seguintes.

    ResponderEliminar
  5. Eu guardei algumas coisas da aprendiz e agora são os meus feijõezinhos "netos gémeos" que as tem utilizado.
    Já ouvi falar nessas lojas mas não conheço nenhuma, mormalmete o que não serve para a aprendiz eu dou..
    lol. estou a escrever este poste e a ouvir o meu vizinho de cima a aspirar a casa e a cantar.. são 9.30 e ele já está nas lompezas e feliz..
    ok não tem nada a ver com o poste mas achei piada..
    bom sabado

    ResponderEliminar
  6. Olá mamãs...
    Eu também não sei se vou ou não ter outro filho, mas a verdade é que, para já, não vou dar nada do que comprei, mesmo porque uma prima minha guardou e foi essa roupa que o meu R. usou no 1º ano de vida! Estou a guardar porque acho que vai voltar a fazer falta...
    Também já comprei coisas na kid to kid, mas como tenho que fazer uns 60Km para ir a uma loja, não tenho ido. Provavelmente, se daqui a uns 5 anos não houverem mais crianças na familía, é só pegar na roupa e doar!
    Quanto à arrumação, experimentem os sacos em vácuo!!!! Poupa-se imenso espaço.

    Espreitem aqui: http://donadecasadesajeitada.blogspot.pt/2010/10/arrumacao-com-sacos-de-vacuo.html

    Bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que já pensei nisso várias vezes, porque me falta organizar a parte de cima dos roupeiros. Apesar de não terem grandes coisas, ainda consigo melhorar a organização. Obrigada pela dica ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Ola, gostei muito deste post. Duplamente desempoeirado. Nas ideias, e na roupa arrumadinha :)

    Deixo aqui uma dica a quem tenha roupa para vender: http://www.kidsmoz.com/ Trata-se de uma plataforma on-line para comprar e vender directamente - Mamã para Mamã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia. Vi assim por alto mas vou cuscar melhor porque preciso de um casaco de primavera para o Tiago.

      Muito obrigada pela partilha.

      Bjs

      Eliminar
  8. Eu já tenho não sei qts caixas com roupa cá em casa... qq dia tenho de dar tudo
    !

    ResponderEliminar
  9. Ai a mim custa-me tanto desfazer-me da roupinha da minha pequena, para já ainda não o vou fazer pq vem uma mana a caminho mas depois vou ter de pensar nisso, a não ser que vá ao 3º filhote :)

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    estou grávida e vou ter um menino, preciso de roupinhas e coisas para menino. tenho roupinhas de menina para dar para troca. fico á espera de respostas :) muito obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Ola. Teho um menino autista de dez anos que precisa de roupa. ele calca o 36.... Estou desempregada e por isso nao posso estar a comprar. Se alguem tiver brinquedos e roupa de menino de dez anos, aceito tudo. obrigada. Vou buscar a qualquer estacao de metro em lisboa e linha de sintra. Muito obrigada. deixe-me um email. betaaalexandra@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. olá boa noite!tenho uma filha de 3 aninhos e estou desempregada,será que alguém tem por aí roupa usada que já não precise e me possa doar,desde já agradeço.pago os portes.o meu mail é bellaana@iol.pt

    ResponderEliminar
  13. ola meu nome e celma estou desempregada tenho uma filha de 4 anos sera que alguem pode me ajudar com roupas e calçados pode ser usados muito obrigado meu email e vieira_celma12@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  14. Ola tenho 2 gemeos de 3 anos e preciso de roupa alguem tem meu numero 967443405

    ResponderEliminar