11 de junho de 2012

Dar uso à liquificadora #2 - Gelados

 Olá a todos.

Este post não traz nenhuma novidade, mas a diferença é que podem fazer gelados na hora, sem precisar de esperar que congelem. Basta para isso terem fruta congelada (aproveitem promoções para comprar em maior quantidade ou evitem que a fruta se estrague, congelando-a), iogurtes, algum adoçante (açúcar, mel, leite condensado) e com a liquificadora (tem de ter a função de picar gelo) fazem um gelado maravilhoso na hora (a manga, para quem gosta, faz um gelado muito cremoso).

Também podem guardar no congelador para consumir noutra altura. Não se esqueçam é que, sendo gelado de iogurte vai ficar com cristais de gelo, por mais que mexam e remexam (comigo, pelo menos, não funcionou). 

A utilização do iogurte em vez das natas (embora tenha feito um de natas porque não dava com iogurte) deveu-se a vários factores, são eles:

a) mais nutritivo (para crianças é melhor)

b) menos calórico (pecados de gula que não estragam assim tanto a linha)

c) mais saudável (para o maridão, que tem colesterol alto, é uma boa substituição)

Então, cá estão eles, os jeitosos (não coloco receitas porque é apenas fruta, iogurte e açúcar amarelo adicionados a gosto):

- gelado de manga
- gelado de pêssego e banana
- gelado de chocolate com pepitas (usei chocolate em pó e pedacinhos do de culinária)

Se repararem na foto, também dei uso aos boiões que eram do Tiaguinho, que serviam para guardar leite materno. Visto que são próprios para congelação, são óptimos para fazer mini doses de gelados, basta tirar um do congelador e consumir.


Então, quem já faz isto por ai?

Desejo um dia nutritivo a todos.
assinatura

9 comentários:

  1. A sério, o teu blog é uma inspiração diária =)
    Continua mesmo o bom trabalho =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fico muito contente por saber que as pessoas desse lado gostam bastante :)

      Muito obrigada pela simpatia.

      Bjs

      Eliminar
  2. eu uso a fruta que está muito madura para gelado..mas nunca me tinha ocurrido congelar a fruta..fica um genero de granizado, ao consumir na hora não???

    obrigado pela partilha....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia.

      Olha, não chamaria granizado porque este é mesmo gelo triturado com sumo adicionado e os gelados de fruta ficam mais cremosos. Não ficam como os de compra mas, para mim, são uma óptima substituição.

      De nada :)

      Eliminar
  3. Eu já experimentei gelado de ananás, mas congelei apenas o ananás em pedaços e depois piquei com a varinha mágica e juntei açúcar. Achei que ficou demasiado "gelado", sentia-se mesmo os pedacinhos de gelo. Só mesmo para dias muito quentes. Nunca experimentei com iogurte. Usaste iogurte de sabores ou naturais? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fruta apenas picada é capaz de ficar demasiado gelada, sim, além de que vais encontrar esses pedaços de gelo, como falas.

      Junto iogurte natural e adoço depois com açúcar amarelo, mas o iogurte de frutas também é uma opção. Ao juntarmos iogurte vamos tornar o gelado cremoso sem estarmos necessariamente a torná-lo super calórico.

      O facto de triturar numa liquificadora também ajuda muito. Acho que a varinha mágica não faz o mesmo efeito, mas quem não tem cão, caça com gato, como se costuma dizer. Mas junta o iogurte e vais ver que notas muita diferença.

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Anabela!
    Eu nunca pensei que fazer gelados pudesse ser tão simples, rápido, económico e fácil, mas desde que vi o Jamie Oliver a fazer gelados destes que não quero outra coisa. Porém, eu agora tenho feito mesmo sem iogurte e fica tipo gelado de gelo (muito bom! Pelo menos tenho feito de morango e fica óptimo!). Ponho só a fruta e mel no copo e trituro com a varinha (às vezes ponho uma folha de hortelã). São tão bons e rápidos!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Anabela. Vou experimentar juntar o iogurte. A liquidificadora (e mais outros electrodomésticos) estão na lista de comprinhas a fazer quando houver tostão! :) Beijinhos

    ResponderEliminar