Avançar para o conteúdo principal

Dica de organização - Frigorífico

Olá a todos.

Antes de mais agradeço a todos os que responderam à pergunta anterior. Apesar de ter 373 seguidores e apenas 6 pessoas me terem respondido, vou arriscar e fazer alguns posts com diversas dicas, dedicando-me mais nos temas sobre educação e organização/gestão de tempo. Não quero tornar-me repetitiva e, por isso, as listas/dicas terão muito a ver com a minha experiência e com o meu dia-a-dia. 

A dica que vos quero mostrar hoje foi descoberta pelo maridão e só tenho a dizer bem dela. Já tinha dito anteriormente que, cá em casa, não nos importamos de comer as sobras de outra refeição, sobras essas que acabo por guardar em caixas de plástico, no frigorífico. As caixas que utilizo são as que vêem na imagem. São excelentes para otimização de espaço e arrumação mas têm um problema, são opacas, o que impossibilita que veja o que está lá dentro a não ser que as abra. 


Resultado prático, acabo por ter restos de comida que se estragam porque ficam escondidos atrás de outras caixas maiores e que, inevitavelmente, acabo por me esquecer de ver o que tem dentro. Pois este problema acabou, com esta solução:


Pode parecer parvo o que fiz e não fazer grande diferença para muitas pessoas mas para mim resulta imenso, por vários motivos:

- As caixas de sobras geralmente são pequenas e assim não ficam perdidas no frigorífico;
- Tenho o frigorífico muito mais arrumado e basta tirar a caixa e dar uma limpeza por baixo; 
- Antes de preparar a refeição planeada no menu mensal, vou ao frigorífico ver se a caixa tem sobras que se devam comer primeiro; 
- A quantidade de comida que deito fora por estar estragada é quase nula.

Espero que esta dica seja útil para alguém, tanto quanto é para mim.

Desejo um dia poupadinho a todos.


Comentários

  1. Olha que boa ideia :)
    Nesse aspecto até sou organizada, raramente deixo estragar alguma coisa!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Mais prático e útil para uma limpeza rápida ao frigorífico. BOA!

    ResponderEliminar
  3. É um excelente dica!
    Estou muito curiosa para ver as restantes!
    Beijinho
    LBD

    ResponderEliminar
  4. Que bela dica, vou levá-la comigo, pois com as caixas e caixinhas que andam sempre pelo meu frigorífico, muitas vezes acabo por ter que deitar fora.

    Obrigada e continua.

    Beijinhos,
    MJ

    ResponderEliminar
  5. Olá Anabela!
    Adorei ver a tua arrumação de caixas e do frigorífico. O meu armário onde guardo as caixas está sempre muito desarrumado ... embora as tampas estejam todas juntinhas e eu saber exactamente qual tampa é de que caixa, por vezes gostava de ter tudo assim arrumadinho :)
    Tb me acontece muito as caixinhas dos restos (dos Rédons - restos de ontem!) ficarem para tráz nas prateleiras e acabam por ir par ao lixo. Gosto da tua dica! Bjs. Ana

    ResponderEliminar
  6. eh eh! que bela ideia! boa para adoptar cá em casa, pois às vezes lá se estraga qualquer coisa porque fica escondida! continua com dicas destas: úteis, simples e muito práticas!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  7. Parece-me uma boa ideia, a sério. Faz todo o sentido.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olha que armário mais lindo e organizado! :) O meu armário dos tuperwares parece um cenário de guerra. Como é cada tuperware do seu tamanho e tenho imensos (se bem que me parecem sempre poucos), aquilo anda lá sempre tudo aos tombos! :\ Cá em casa sou muito organizada com a comida para consumir. Normalmente comemos 2 refeições seguidas repetidas para acabar com as quantidades. Se vir que ainda sobra, congelo e depois invento comidas. Tenho uma listinha no excel para me ajudar a lembrar o que está no congelador.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. mt boa ideia... eu ando para arranjar uns cestos para o frigorífico há imenso tempo mas esqueço-me sempre. é q facilita mm mt a arrumação e limpeza do mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Excelente ideia e tão simples! Vou já implementar isto cá em casa porque se há coisa que me andava a irritar era o frigorifico desarrumado e os restos a estragarem-se. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Que armário de tupperwares tão bonito!
    O meu está em estado furacão... é que enquanto estou a cozinhar, para entreter a Maria, o armário "seguro" para abrir para ela se entreter, é o dos tupperwares... quase todos os dias vêm as caixinhas todas para fora... e depois quando as coloco lá dentro já não vão bonitinhas...
    Quanto a restos, para já não tenho tido... tenho acertado direitinho na quantidade a fazer para 2... ou 4 quando é para deixar para o dia seguinte... mas quando tiver restos, parece-me uma boa ideia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. É uma boa ideia. Eu já faço isso no meu.
    É mais limpo e simples de encontrar tudo.
    Não se desperdiça nada.
    Enfim são só vantagens. Bjo.

    ResponderEliminar
  13. Eu deparo-me com o mesmo problema! Que bela ideia! Vou já procurar o cestinho ideal para o efeito! Beijocas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…