Requeijão caseiro

By Anabela (Aproveitar a Vida) - abril 13, 2012

Olá a todos.

Pois então, já que dei em queijeira, mais vale tentar outros tipos de queijo. Eu adoro requeijão, mais do que queijo fresco e acabei por fazê-lo quase que acidentalmente. Se estiver alguma coisa errada daquilo que vou explicar e se houver alguém alguém por ai que perceba do assunto, então e só comentar para eu melhorar o post. Agradeço desde já.

Então para a receita precisam:

- 1 litro de leite do dia gordo (se usarem meio gordo rende muito menos)
- Coalho líquido (encontram em farmácias)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 panela
- 1 espátula ou raspador
- pano tipo musseline (mas uma fralda de pano serve muito bem pois foi o que usei)
- 1 recipiente onde se possa escorrer o soro

Preparação:

- Colocar as gotas de coalho no leite e mexer bem (no meu caso são 20 gotas por cada litro de leite mas pode variar consoante o coalho, as instruções aparecem na embalagem);

- Deitar o sal e mexer novamente;

- Levar ao lume (médio) até começarem a ver a separação entre o queijo e o soro. Eu deixei ferver para retirar o máximo de queijo possível. Enquanto a separação estiver a ocorrer, não mexam.

- Retirar do lume e deitar sobre o pano/fralda previamente colocada sobre o recipiente.

- Deixar escorrer e ir raspando o pano para juntar o requeijão no centro, isto ajuda a escorrer o soro mais rapidamente.

- Ao fim de um par de horas (o que adoro neste método é a rapidez) terão qualquer coisa deste género


- Colocar depois num recipiente com furos e guardar numa numa caixa fechada, no frigorífico. Não sei quanto tempo dura porque este foi-se num instante (acho que nem durou dois dias);


A embalagem é das grandes e já se tinha comido um bocado por isso rende, talvez, uma destas grandes e outra pequena ou então uma daquelas redes verdes de compra;


E cá está, num dos meus pequenos-almoços maravilhosos :)

(tenho feito estes miminhos a mim própria e é algo para ficar pois ajuda a diminuir os níveis de stress e sim, a mãozinha que estão a ver é do meu maroto que me faz sempre companhia)

Notas finais:

- O requeijão é feito do soro que sobra da preparação do queijo fresco. Já tentei fazer isto e o requeijão que sobre é praticamente nenhum, presumo que seja do tipo de leite. Por isso optei por fazer assim.

- Para quem é alentejano ou tem família alentejana é capaz de conhecer umas sopas feitas com o soro que falei acima (junto com o pedaços de requeijão) que se chamam almece, eu adoro!

- O sabor do que fiz é muito parecido ao de compra.

- Há imensas receitas na internet sobre como fazer requeijão, mas o que encontrei levava imensa coisa (não muito saudável, na minha opinião) e o resultado era algo muito mais cremoso.

Desejo um dia caseiro a todos.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentarios

  1. Vou já fazer um print. Fiquei entusiasmada para experimentar tb. Obrigado pela partilha.
    Bjkas
    Bom fds

    ResponderEliminar
  2. Aqui há tempos fiz esta actividade com miúdos do jardim-de-infância. Eles fizeram cada um o seu próprio queijinho e também manteiga e depois comeram ao lanche com pão.
    Foi fantástico porque eles nunca tinham visto fazer queijo/manteiga (é mesmo simples) e poderem comer o que fizeram, é mesmo bom para eles.
    Quem tiver filhotes pequenos em casa pode fazer isto com eles, que vão adorar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela,
    Finalmente já consegui fazer queijo fresco e toda a gente adora. Do soro que sobra aproveito sempre ou para a sopa ou para fazer pão, já sabia que era deste soro que se fazia o requeijão mas ainda não me tinha aventurado... Obrigada, vou experimentar.
    Bom fds.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Adoro requeijao e o teu tem óptimo aspecto!!
    Já agora, para quando a receita dos Bolicaos caseiros?;-)
    bj

    ResponderEliminar
  5. Sugestão para quando não tiverem coalho em casa: experimentem substituir a quantidade de coalho por 4 colheres de sopa de sumo de limão coado que deve ser junto ao leite a ferver(1 colher de cada vez). O resto do processo é semelhante.

    ResponderEliminar