Dietas, snacks e frutos secos

abril 05, 2012 Anabela (Aproveitar a Vida) 12 Comentários

Olá a todos.

Lembrei-me de fazer este post porque nesta altura já anda toda a gente a pensar em perder uns quilitos para a época balnear que está ai, quase quase a chegar.

Eu não sou excepção. Não é que precise de perder muito peso (tenho actualmente 62 quilos e 1,64m) mas há gordurinhas que precisam voar do meu corpo para fora, principalmente nas pernas. Preciso desesperadamente que as minhas "amadas" varizes não piorem. Nunca oscilei muito de peso, nem mesmo na gravidez (consegui ficar pelos 12 quilos e considerando que estive muito tempo de repouso, até não foi mau) mas a idade não perdoa e o que antes era fácil de perder, agora já custa muito mais.

Portanto há que atacar com tempo e com novos hábitos. E sim, preciso que sejam hábitos e não dietas momentâneas, porque de outra forma não conseguirei manter o peso alcançado. Há pessoas que fazem dietas malucas só para perder carradas de quilos, assim num ápice,  mas depois é vê-los a comer que nem alarves e a ganhar ainda mais do que perderam, uma verdadeira loucura. Isto porque faziam sacrifícios para atingir um fim em vez de tentarem mudar o seu estilo de vida.

Eu podia perder os  quatro quilos depressa fazendo mudanças drásticas na alimentação mas já sei que a longo-prazo não vai resultar porque não vou conseguir manter o peso.

Posto isto, há que arregaçar as mangas e fazer pequenas mudanças:

- Iniciar aulas de natação com o Tiago. Apesar de não ser desporto para mim directamente, a verdade é que me mexo bastante (já estamos inscritos);

- Voltar às caminhadas (e rapidamente!!!);

- Tentar correr. Digo tentar porque acho que não vou conseguir. Apesar de ser óptimo para tonificar os músculos (que bem precisam) detesto mesmo correr, fico logo com os bofes de fora e a cara parece que explode. Falta de hábito, eu sei, por isso é que quero experimentar e ver como me safo (isto é tema para um post);

- Diminuir a quantidade de pão ingerido (adoooooro pão!);

- Jantar cedo, apenas sopa e fruta (o lanche é generoso e variado por isso tem sido fácil manter este hábito);

- Beber bastante água 

- Comer snacks nutritivos e não porcarias;

E é a propósito deste último ponto que vem a terceira parte do título. Um dos meus problemas são as porcarias que como entre refeições. Lá está, não tenho o hábito de comer qualquer coisa a meio da manhã, e depois só me lembro quando tenho fome, acabando por comer coisas pouco saudáveis. Vai dai lembrei-me de fazer uma coisa que tinha visto no blog Mama Notes. Os posts foram este e este. Portanto, apliquei um método semelhante mas para frutos secos, tão importantes na nossa alimentação e muitas vezes esquecidos.


 
(reparem na tentação do meio)

O que incluí:

- nozes
- avelãs
- bolachas de água e sal
- amêndoas
- cereais

Só vos digo que tem feito um enorme sucesso. Não perco tempo a descascar nada, é só tirar e petiscar, posso levar num saquinho e comer fora de casa sem me sujar toda, e estou a introduzir frutos secos na minha alimentação, que tão saudáveis são. Pena é o preço porque isto de comer frutos secos não é barato. O que vêem nos dois boiões custou cerca de 9 €. Eu sei que é mais barato comprar com casca mas e depois tempo para descascar?

Podem saber mais informação sobre a importância dos frutos secos aqui e aqui.

E que tal? Tentados a fazer por ai?

Desejo um dia nutritivo a todos.

P.S.: por favor não me "batam" se virem um ou outro post com comidinha pouco saudável nos dias que se seguem. Lembrem-se que não faço dietas malucas e tenho os meus devaneios de vez em quando. Por estes lados tenho a facilidade de conseguir perder peso fazendo apenas pequenas mudanças. É que a balança sempre foi minha amiga :)

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12 comentários:

  1. Olá! nao querendo desmotivar-te, mas apenas dar a minha opinião, desse boião retirava as bolachas de água e sal, porque acredita têm muita gordura (ou seja calorias a mais). Os frutos secos são optimos e saudáveis, mas também caloricos, por isso não deves comer mais que um punhado (da tua mão fechada) por dia. Isto claro, querendo perder peso. Dietas malucas também não sou adepta. Mas quando preciso de entrar na linha, tenho de fechar a boca. Normalmente tento distinguir bem se apenas tenho fome ou vontade de comer...Beijinhos e boa dieta. Parabéns pelo Blog. Sandra

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  2. Bom dia.
    Também não acredito nas dietas malucas, uma alteração no estilo de vida e principalmente na alimentação é mais saudável e duradouro. Também fiz algumas alteração à minha alimentação e perdi 7kg, só com isso (e atenção que não passo fome, não como só uma ervilha e não me faltam vitaminas, minerais, proteínas). Agora preciso ganhar outros hábitos, tais como as caminhadas, pois só pela comida não vou lá.
    beijinho e bom resto de semana *

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  3. Sandra,

    Obrigada pelo comentário e não me vais desmotivar. As bolachas de água e sal são o que como menos e o que vai ficando no boião porque também tenho noção disso, mas preferi assim do que comer outros doces tipo bolos e afins, dos quais como muito mais, se tiver à frente.

    Quanto aos frutos secos, muitas vezes não como nem a quantidade que falas. É mesmo apenas petiscar um pouco e acalmar o estômago, porque é mesmo fome e não vontade de comer. É que tomo o pequeno-almoço pelas 8h30 e depois só almoço pelas 12h30/13h.

    Bjs e se tiveres mais dicas, agradeço.

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    1. Olá Anabela, parabéns pelo blog, em vez de beberes só água , bebe chá ( reduz claro a quantidade de água) quentinho acalma o estomago e sacia.bjs boas dietas! Paula

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  4. Especialmente Gaspas.

    Obrigada pelos votos. Desejo o mesmo para ti, sempre em família rodeada dos teus amores.

    Bjs

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  5. Experimenta sementes de linhaça!
    Vê na internet, existem montes de sites com informação...

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  6. Olá!
    Eu tenho um dvd da Jillin Michaels chamado "Yoga Meltdown" que faz milagres. Em meia hora exercitas o corpo todo. Não envolve pesos nem exercícios chatos. Aquilo é bastante fluído, trabalhas várias áreas do corpo ao mesmo tempo, gastas imensas calorias enquanto tonificas o corpo e melhoras a elasticidade. Eu nunca fui de fazer exercícios em casa, mas estes consigo fazer sem me aborrecer.
    Se quiseres espreitar o nível 1 no youtube, aqui tens:

    http://youtu.be/q5nyrD4eM64

    Aconselho a quem quer experimentar, que veja primeiro o dvd e entenda alguns conceitos, porque fazer sem ter ideia do que envolve o treino é complicado, já que há muita coisa para considerar enquanto se está a sofrer. (Sofre-se, sim, mas os resultados em mim superaram tudo o que alguma vez fiz num ginásio ou com corridas. Numa só semana senti diferenças. É natural que de início não se consiga fazer todos os exercícios, mas é uma questão de se ir fazendo o que se consegue, não desistir e reparar que se está a evoluir, de maneira a ir tentando fazer coisas novas. Chega-se a uma altura em que se faz mesmo tudo e é aí que os resultados aparecem como que por magia. Foi a minha experiência e de amigas minhas.)

    Beijinho, Anabela!

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  7. Olá Anabela,
    Eu também retirava as bolachas de água e sal dos boiões...
    Fiz dieta acompanhada por Nutricionista, e perdi 15kg em ano e meio.
    Mudei muito os meus hábitos, por ex, como a meio da manhã e faço dois lanches. Essas paragens podem incluir um punhado de frutos secos (aonde eu incluo amendoins, bagas de goji, sementes de abóbora, cajus... porque não aprecio nem amendoas nem nozes).
    Ponho numa caixinha e levo sempre na carteira estas misturas de frutos secos, também posso levar uma maçã, ou um iogurte sólido (ajudam a baixar o índice glicémico), assim como uma garrafa tipo Sigg com água.
    O principal é petiscar qualquer coisa de 3 em 3 horas, nunca ter fome, fazer exercício fisico nem que sejam caminhadas...
    A sopa é sempre sem batata, pão é escuro.
    Já não tenho consultas com a nutricionista, mas os bons hábitos ficaram.
    Espero ter ajudado.
    Boa Páscoa.
    Bjs,
    Teresa C.

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  8. Ah, e com tudo o que disse acabei por me esquecer do que me fez comentar. Pelo preço de 1 saco de amêndoas, a minha mãe compra 1 kg delas, mas compra a uma senhora que as vende longe de lojas e hipers. Experimenta nas feiras da zona ou até mesmo aquelas pessoas que vendem à beira da estrada. Encontram-se lá pechinchas e temos a certeza que é Português! ;)
    bj

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  9. Humming,

    Fui ver o vídeo e gostei muito, fiquei mesmo entusiasmada. Tenho que fazer pelo menos este para ver como corre. Pode ser que o Tiaguinho também me acompanhe.

    Bjs e obrigada pelas dicas.

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  10. Dei com este blog à procura de frutos secos baratos para o meu marido que é atleta amador, e não resisto a comentar os boiões e outros comentários que já foram feitos aqui!
    De facto eu também gosto de frutos secos e de petiscar entre as refeições e quando voltei de uma estadia no estrangeiro com 5 quilos a mais, a maneira de os perder foi mesmo reduzir o consumo de frutos secos (que são optimos e têm imensos nutrientes bons) e comer snacksmenos calóricos como 3 ou 4 tomates cherry, ou 1 iogurte natural sólido (sem açúcar), ou 1 a 2 tortitas de bolacha de arroz insuflado s/ sal (têm pouquissimas calorias por bolacha), chás ou por vezes mesmo um prato de sopa sem batata. Espero que sejam dicas úteis e vivam os frutos secos!

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