Comprar maionese?...Não me parece [receita caseira]

By Anabela (Aproveitar a Vida) - outubro 19, 2011
receita_maionese_caseira
Já há algum tempo que tinha a receita de maionese caseira na minha agenda de casa. Fui sempre adiando porque na altura que precisava da dita cuja estava sempre com pressa. Como tinha em casa da comercial acabava por não tentar. 

Ora, ontem o nosso almoço foi salada russa e mesmo sem estar com pressa lá fui eu meter a mão na embalagem de maionese já pronta. Abri o frasco e vi que não chegava para o que precisava. "Pois é mesmo hoje que vou tentar", pensei eu. Lá fui fazer como indicava a receita que tirei daqui

Bem, só posso dizer maravilhas. Na minha coloquei um pouco de cebolinho e ficou para lá de divinal. O maridão, que não é muito fã de salada russa, adorou o sabor. Muito mais natural e o cebolinho deu-lhe aquele toque especial. Só o Tiaguinho é que não provou por ser feito com ovos crus mas é, sem sombra de dúvida, algo a manter. Nunca mais vou comprar maionese já preparada.

Restou aqui uma dúvida, será que posso guardar a maionese no frigorífico durante algum tempo, ou seja, ter de reserva já feita e utilizar quando precisar? Alguém já fez? 

Desejo um dia delicioso a todos.
  • Share:

You Might Also Like

13 comentarios

  1. Ás vezes faço e sim, é muito melhor do que a de compra. Só que eu faço do jeito tradicional, à mão. Nunca fiz com a varinha e não coloco o ovo todo, só a gema. Tenho de experimentar esta receita porque à mão dá muito trabalho e por isso não faço tantas vezes.
    Quando faço consumo logo tudo, por isso não sei se aguenta no frio.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Costumo passar aqui todos os dias, sem comentar, mas achei que hoje era o dia.
    Eu faço sempre a maionese em casa. Experimentei uma vez (muito a medo) porque que se tinha acabado a de compra e o marido disse que não queria mais maionese de compra.
    O melhor desta maionese, para além de sabermos exactamente o que leva é que podemos fazer várias versões. Normalmente faço a simples com pimenta preta e noz-moscada, mas também já fiz com alho e salsa. Muito bom!
    Quanto a conservar-se, eu costumo guardar num frasco daqueles de compota. A última que fiz aguentou semanas lá dentro.

    beijinho e resto de bom dia. *

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!
    Cá em casa não usamos maionese, mas um destes dias também decidi experimentar fazer maionese caseira, segundo uma receita que tirei do master chef australiano. ficou boa, mas, pelo menos em aspecto, muito aquém da tua... um destes dias experimento a tua receita.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. já fiz mas só me saiu bem na 1ª vez!

    ResponderEliminar
  5. http://vaiumafatia.blogspot.com/search/label/maionese

    Passando a publicidade à minha chafarica... Tens aqui 3 versões diferentes, muito boas. Eu faço sempre com azeite, fica um sabor mais acentuado, mas gostamos imenso.

    Normalmente gasto no espaço de dois ou três dias, mas acredito que se conserve durante mais tempo...

    ResponderEliminar
  6. Catarina,

    Obrigada pelo link. Já "copiei a receita", vou fazer, de certeza!

    Ah e também vou cuscar mais o blog que gostei muito do que vi :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo fazer sempre que necessito. Mas nunca guardei, sempre tive receio que se estragasse por isso nunca tentei.
    É sem dúvida muito melhor do que a de compra. A tua tem um aspecto delicioso.
    Beijinhos e continuação do excelente trabalho que fazes no teu blog, adoro, passo cá todos os dias.
    Lola
    http://devaneiosdalola.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Eu às vezes faço, mas é para consumir na hora e deito fora o que sobra. Normalmente faço pouco de cada vez, apena o necessário para a refeição. Sempre ouvi dizer que não se pode guardar, mesmo tendo mil cuidados. Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Lola,

    Obrigada pelas palavras, fiquei comovida e muito contente por saber que gostas do que escrevo.

    Também sigo o teu blog e gosto muito :)

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  10. Marina,

    Pois, também tenho muito receito porque se utilizam ovos crus e todo o cuidado é pouco.

    Aquilo também se faz rápido.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  11. Olá Anabela,
    Sigo o seu blog quase todos os dias porque gosto imenso das suas dicas e sugestões. Em relação à maionese caseira, desde que descobri uma receita sem ovos (substituidos por leite de soja) fiquei fã... a receita é a seguinte: 200ml óleo (ainda ñ experimentei com azeite); 100ml leite de soja; sal; pimenta (eu prefiro de várias bagas); mostarda e sumo de limão; tudo q.b. Tenho de dizer que o sabor é ligeiramente diferente, mas se for condimentada, não se nota. Coloca-se tudo num copo e a varinha mágica sobe e desce até ficar cremoso. Ñ leva ovos crús logo é mais saudável. Espero que tente e que goste. Bjs Andreia Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia. Uau, obrigada pelas palavras e por ter roubado um pouco do seu tempo para me vir dar a receita da maionese sem ovos. Vou experimentar, sem dúvida alguma. Hei-de dizer alguma coisa.

      Bjs

      Eliminar
  12. http://pt.wikihow.com/Fazer-Maionese-Caseira

    ResponderEliminar