12 de abril de 2011

Orquídea - Ajuda!

Olá a todos.

Ora bem, cá em casa não consigo que uma orquídea sobreviva. Já tinha comprado duas que morreram. Perdem a flor e depois vão secando e secando até que morrem. Desisti de comprar.

Mas ainda o Tiago não tinha nascido e ofereceram-me uma. Linda que só visto. Adorei. Só que agora está assim, perdeu a flor e está a começar a secar. A minha questão é se corto ou não o caule. Nas outras vezes não cortei e depois foi a desgraça. Agora não sei o que faça. Alguém que me ajude? Obrigada desde já.


Desejo um dia vivaço a todos.

18 comentários:

  1. Olá
    no outro dia vi um programa na RTP sobre jardinagem e falaram dessa questão: o que se deve fazer é no caso da planta estar saudável é contar 3 nós no caule e cortar acima disso, se a planta não estiver saudável deve-se cortar o caule totalmente.

    Espero ter sido útil.

    Beijinhos
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  2. Olá... já sigo o teu blog há algum tempo mas só hoje me tornei seguidora para poder responder À tua questão.

    Vou dar-te o meu exemplo:
    Qaundo a minha filha nasceu deram-me duas orquideas. Duraram ambas muito tempo. MAs ao fim de 8/10 meses as flores começaram a cair, e então aconselharam-se a cortar o caule pois voltaria a crescer, Entretanto uma delas amarelou ( acho que foi agua a mais) mas a outra aguentou-se... as folhas continuaram verdinhas e agora há cerca de um mês começou a nascer outro caule e nota-se que já tem bolinhas que serão as flores a rebentar.

    Conclusao, corta o caule, rega pouco, mantem num local solheiro.

    Ah, a minha filha tem 16 meses neste momento... nunca pensei que conseguisse manter uma orquidea tanto tempo

    ResponderEliminar
  3. Olá bom dia... Eu adoro orquideas tenho imensas cá em casa e agora estão todas a florir... no meu blog tenho um post com os cuidados a ter com as orquideas. Dá uma espreitadela pode ser que te ajude, mas posso desde já dar umas dicas. O teu caule tá castanho, ou seja, dali não vai nascer mais nenhuma orquidea. Tens de o cortar rente.
    Provavelmente as orquideas morrem porque não estão num local com bastante luz natural. Mas deixo aqui o meu link, pode ser que te ajude http://ocantinhodaguidinha.blogspot.com/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Em que sitio da casa a tens e sob que condições?

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Nesta casa inde moro tenho sorte porque as orquídeas dão-se muito bem.

    Eu não corto os caules das orquídeas, a não ser que sequem, porque quase sempre rebentam novas flores nos caules. Mas se a tua está a secar, corta rente.

    As folhas estão bonitas, por isso devem estar saudável. Verifica as raízes, que devem estar um verde acinzentado, não verde tipo cor de musgo, porque assim vão apodrecer. Se a flor já morreu escusas de regar muitas vezes, 1x por mês será sufuciente.

    O resto deves saber, gostam de muita claridade, mas o sol directo tem que se ter cuidado, as minhas só apanham o sol da manhã.

    É das minhas flores preferidas!
    Boa sorte.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. olá!a experiência que tenho das orquideas, é que elas gostam de bastante sol.Pela foto que vi deverias de mudar de vaso, podes cortar a parte seca e depois colocar numa janela com bastante sol,e de vez enquado regares e veras que ela vai começar a rebentar. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Olá, costumo espreitar o teu blog e gosto muito. Eu também já tive esse problema mas depois disseram-me que quando cai a flor devemos cortar o "pau" e depois volta a crescer. A verdade é que já tenho 2 vasos á 2 anos e desde que corto o "pau" que no ano seguinte dão novamente flor e ficam lindas. Já tenho a minha casa cheia de flores. Corta e vê se no próximo ano não tens uma linda orquidia.
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Olá Anabela,

    Vou-te deixar aqui algumas dicas de como trato a minha orquídea de interior.
    Apesar de também não ter muitos cuidados com ela, vai-se aguentando muito bonita e já está em minha casa a caminho de três anos e sempre a florir todos os anos.

    Então, as orquídeas de interior gostam imenso de muita luz mas nunca luz directa.
    Alguns sitios bons são os parapeitos das janelas, pois apanham imensa luz mas sempre com o cuidado de nunca apanharem sol nem estarem numa zona muito quente...
    A água, elas não gostam de água em demasia... rego a minha de 15 em 15 dias apenas e sempre em poucas quantidades... duas colheres de sopa por exemplo!
    No 1º ano que a tive, e depois de terem caído as flores, feita burra cortei essa aste e claro, nesse sitio nunca mais floriu... por isso desde esse ano para cá que quando as flores caem eu deixo assim e acabam por florir não no mesmo sitio claro mas um pouquinho ao lado na mesma aste...
    Todos os anos começa a florir nesta altura, a minha está já com vários botõezinhos à cerca de 3 semanas mas ainda demorará um pouco até abrirem...

    Espero ter ajudado! Apesar de não responder directamente à tua questâo... e que como a tua está a secar, n sei se será bom ou não cortar a aste até porque so tem essa nao é? Se a cortares, a probabilidade de florir é quase nula...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá. Corta-se o caule seco. Para que ela se mantenha "viva" convém que a mantenha num local com bastante luminosidade, mas não com luz directa do sol, junto a uma janela ou varanda. E deve regá-la 2 vezes por semana, tendo o cuidado de não deixar ficar água no fundo do vaso.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    A minha mãe tb tem uma paixão por elas!!
    Durante a hibernação elas precisam de estar num local tipo estufa (ex: varanda)e deve-se cortar o caule rente, uma vez que ele volta arrebentar e depois vêm os lindos botões com as flores.
    E pouca rega!
    Espero ter ajudado!
    Beijos!
    Susana A.

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma assim pequenina, esteve quase a "ir-se" depois descobri que gostam de sol, tenho a minha na janela da cozinha, costumo tirar os pauzinhos quando estão secos.

    Boa sorte com a tua!

    ResponderEliminar
  12. Ola,

    Tambem tinha esse problema mas desde que pus as orquideas na janela da cozinha que e virada a Oeste, apanha bastante luz e sol apesar de eu fechar as presianas ate meio, e desde que eu as rego mergulhando o vaso noutro maior com agua e fertilizante proprio, elas tem dado mta flor. Este ano tenho la 3 vasos lindos. Mas tambem ja me morreram alguns antes....

    Estas sao as soluçoes que arranjei para as minhas, pode ser que ajude na sua :)

    beijos

    Ana

    ResponderEliminar
  13. Esqueci-me de dizer a pouco que se o caule morreu nao rebenta mais nada nele. Aconteceu o mesmo a uma que tenho la e este ano rebentou um novo caule junto das folhas que mais tarde ficou com flores. Por isso acho que o pode cortar ja que esta seco.

    Ana

    ResponderEliminar
  14. Olá!!!...
    Não sou grande ajuda, pois padeço do mesmo mal com as orquídeas... só tive duas, que até foram oferecidas, mas depois da flor cair secaram até morrer... Pode ser que alguém tenha algum truque...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olá! Nao sou especialista, mas eu corto sempre e depois volta a crescer e a dar flores! Claro que deve ser regada na mesma!

    ResponderEliminar
  16. Corte o caule, a minha mãe cortou o dela e a planta ficou mais forte e vistosa.

    ResponderEliminar
  17. Olá Anabela, tb tenho paixão por orquideas, mas só tive sorte numa casa onde vivi, estavam lindas e eu cortava o caule tinha muita luz e apanhavam o sol da manhã, pouca água, enfim todos os cuidado e muita vaidade e amor com as m/ or-quideas". Agora mudei de casa, não dá nada, morrem em pouco tempo, desisti.Vi os comentários e fiquei mais confusa. Veja um vaso que a minha mãe tem : numa varanda cheia de sol tipo estufa, mergulhadas num vaso c/ água, sempre, com sol directo,não corta nada, e não deixam de florir já a tem há + de 1ano,já estão umas a secar e outros ramos a crescer e c/botões.O que pensar disto??
    A m/antiga casa estava virada a Sul, a de agora,virada a Norte,a
    da m/mãe virada a Sul, será por disso???
    A natureza também tem caprichos!!!!
    Bj.
    M.Celeste

    ResponderEliminar
  18. Oi menina! Esta orquídea é muito linda.
    Aqui uma pequena ajuda, é o que faço com as minhas aqui em casa; o caule não se deve cortar depois que floriu. Quando ela começa a brotar novamente, vai criar mais botões no mesmo caule.
    Quando ela ocupa um lugar fora da casa, um lugar aberto e ventilado, sempre molho as raízes no vaso. Mas cuidado: se molhar demais vão apodrecer. Então perceba quando elas estiverem secas. Quando ela está florida, molhe menos, a água mela a flor.

    As minha orquídeas estão penduradas numa parede onde o sol é à tarde. Utilizo um adubo chamado: 4-14-08
    Ele é próprio pra flores, porém em dose mínima, num intervalo mais ou menos entre dois meses. Isso é o que faço com as minhas.

    Desejo muitas flores...
    Abraços Shirlei.

    ResponderEliminar