12 de abril de 2011

Orquídea - Actualização...

Olá a todos.

Uau! Nunca pensei ter tantas dicas e ajudas para a minha plantinha, obrigada a todos do fundo do coração :)

Pois, vou ver se corto o caule pois foi essa a dica que ganhou e vou fazê-lo bem rente porque ele está cada vez mais seco. 

Quando à rega ensinaram-me a fazer assim, encho um alguidar com água e mergulho o vaso nessa água uma vez e tiro, é suficiente. Se estiver muito calor fazer isto uma vez por semana, se estiver um tempo ameno basta de 15 em 15 dias ou até mais espaçado. Ah e deixar sempre escorrer a água para que não fique no fundo do vaso.

Já a luz estou a fazer tudo mal porque realmente como me disseram que não podia apanhar luz directa meti a planta no local de luminosidade média, é provável que a esteja a prejudicar.
Portanto, cortar caule e mudar a planta de sítio. Ainda hoje farei isso mesmo.

Uma leitora disse para mudar de vaso. As minhas perguntas, devo usar uma terra especial? As raízes devem ficar a ver-se na mesma? Ponho algum tipo de adubo? 

Obrigada desde já por qualquer ajuda.

5 comentários:

  1. olha que bom tantas dicas :)

    Eu não tenho assim tantos cuidados com a minha, não a mudei de vaso, e só rego quando me lembro e vejo a terra muito seca, a única coisa que sei é que quando a tinha na sala e apanhava pouca luz estava quase a morrer e depois que a coloquei na janela da cozinha a apanhar solinho ressuscitou :)

    ResponderEliminar
  2. A mim disseram que as orquidea vêm com o vaso transparente porque as raizes têm que apanhar luz. O que é certo tive uma que durou muito tempo um dia comprei um vaso todo giro e ela acabou por morrer.:( Por isso agora as orquideas lá de casa ficam sempre nos vasos transparentes!!

    ResponderEliminar
  3. As raízes da orquídea querem-se apertadas para florir mais... vaso com terra a mais pode prejudicar a floração.

    Canela ajuda a floração.

    Põe ao sol... as plantas na natureza têm-no, portanto priva-las disso pode ser prejudicial.

    ResponderEliminar
  4. Ando a "cuscar" o teu blog de uma ponta a outra...Parabens, tens-me dado boas ideias :)
    Estou a adorar :)
    Bj grande!

    ResponderEliminar
  5. Caí aqui e agora não quero sair!adorei.

    ResponderEliminar