Avançar para o conteúdo principal

Novo Cultivo :)))))))

Olá a todos.

Depois da desgraça do cultivo das alfaces, cá venho tentar um novo, desta vez vou tentar isto:


                                          Framboesas                     e                           Mirtilos

Já tinha andado a pesquisar estas duas frutas precisamente porque as plantas são pequenos arbustos e não árvores, como podem ver pelas imagens. Portanto para o meu pequeno jardim seria óptimo.

No centro de jardinagem onde fui custavam para cima de 10€ cada uma, um bocadinho demais para aquilo que tinha programado gastar e, por isso, não comprei. Ia tentar ver o preço nas praças ou feiras.

Mas eis que um dia vou ao LIDL e vejo que têm lá à venda por 2,49€/cada. Trouxe então estas duas, vamos ver se vão dar alguma coisa. Depois faço-vos o ponto de situação.

FRAMBOESA
Propriedades Nutricionais: É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso boa para repor as energias.

Valor Calórico: 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Propriedades Medicinais: Possui actividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Além disso, as folhas da framboesa possuem um efeito antidiarreico e anti-inflamatório.

 
Informação retirada deste site www.segurancalimentar.com

MIRTILO

INTERESSE NUTRICIONAL
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.


EXCELENTES PARA A NOSSA SAÚDE
Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder antioxidante muito elevado. Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.

* Protecção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração.

* Fruta visionária – Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.

* Promovem a saúde do tracto urinário – Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

* Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

* Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.


Informação retirada deste site www.centrovegetariano.org


Desejo um dia saudável a todos.

Comentários

  1. Eu adoro frutos silvestres!!! Gostava de ter um jardim para plantar....será que posso plantar na varanda?? Lol...vai contando como corre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. No fim de semana passado comprei um pé de framboesa no mercado por 5 euros.

    E kiwis... hehe... vamos lá ver se dão alguma coisa!

    ResponderEliminar
  3. depois vai contando como está a correr a experiencia! ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Anabela
    Eu também comprei no LIDL uma árvorezinha de framboesas há coisa de 2 ou 3 semanas, não sei precisar... Vinha só com botõezinho de rebentos.Tenho-a plantada num vaso na varanda e está já está linda, cheia de folhinhas :) Vamos lá ver se terei algum dia frutos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Força aí na hortinha.
    Também tenho uma vontade enorme de plantar essas plantinhas.

    ResponderEliminar
  6. O problema das alfaces foi identificado... e eu recuso-me a desistir!

    Já tentei implementei uma solução que a Paulinha aconselhou... vamos ver se ainda as consigo salvar...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…