24 de fevereiro de 2011

Rotina das fraldas reutilizáveis

Olá a todos.

Já vi em alguns blogs falarem das fraldas reutilizáveis, das vantagens que estas trazem a vários níveis, quer de saúde do bebé, quer de poupança, quer a nível ambiental. Mas vejo também que o receio de  muitas pessoas é que dê muito trabalho e acabem por fazer um grande investimento sem tirar o máximo partido das fraldas. 

Pois bem, hoje venho aqui mostrar tim-tim por tim-tim toda a rotina das fraldas e como é que são as que tenho. Na minha opinião não dá grande trabalho mas digam vocês de vossa justiça.

Para saberem mais sobre as ditas cujas podem ver aqui.

As fraldas que uso, e sinceramente penso que são as melhores, são as de bolso (em que se colocam um a dois absorventes) da Blueberry Deluxe, tamanho único. Para mim as de bolso são melhores porque é mais fácil de secar. Só comecei a usar no Tiago a partir dos 2 meses porque antes disso eles mudam de fraldas frequentemente e era preciso ter bastantes para fazer face à quantidade que ele sujava. Além disso a fase inicial é de adaptação a tudo e por isso quanto menos trabalho melhor. Caso tenha um segundo filho irei usar as fraldas de início porque já sei como é que tudo se faz. De noite tenho o mesmo problema da Filipa (ver link acima). O Tiago farta-se de fazer xixi e, por isso, tenho de lhe colocar uma fralda das descartáveis (já tentei usar as de pano mas a meio da noite acorda porque está todo molhado).

Portanto a rotina é esta:

1º - Assim que tiro a fralda ao Tiago retiro os absorventes e coloco tudo neste balde que vêem na imagem. Geralmente faço uma lavagem de dois em dois dias.
2º - Depois meto tudo na máquina, inclusivé os panos com que lavo o rabito do Tiago. Uso detergente em pó (tem de ser) e sem amaciador. Nunca podem ser lavadas a mais de 40º. Isto porque a parte plástica das fraldas não suporta grandes temperaturas.


3º - Assim que estiver tudo lavadinho, vai ao estendal ou máquina de secar.


4º - Oh para elas tão lindas no estendal! :)



5º - Depois de tudo seco é hora de colocar os absorventes. No meu caso é o trabalho do maridão.
 6º - E pronto aqui estão elas arrumadinhas no seu lugar prontas a serem usadas outra vez.
Então, complicado? Eu não acho e mesmo que o Tiago estivesse num infantário também não era problema, bastava mandar as fraldas e seriam usadas como as outras, com a diferença de que não iriam para o lixo.

Neste momento tenho cerca de 30 fraldas, das quais 25 são da marca que falei acima.

Qualquer dúvida, já sabem, é só dizer :)

Desejo um dia fácil a todos.

27 comentários:

  1. parecem praticas de facto!
    quando tiver filhos hei de averiguar isso!
    são muito giras e coloridas, acia de tudo amigas do ambiente!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, das outras marcas de fraldas que tens, alguma é gyzzo?

    Estava tentada para esta marca... mas a Maria "só" nasce daqui a 3 meses, e se não for uma boa opção...

    Na ecologicalkids não tem esta marca, mas nas lojas perto de casa têm... e dizem que todos os clientes estão satisfeitos... mas daí até encontrar quem utilize...

    De qualquer forma, obrigada pelo post e pelo link para o outo post. são muito esclarecedores!
    no meu caso já não havia duvidas de quais utilizar (entre reutilizaveis e descartaveis), mas se alguma dúvida existisse, ficava desfeita com estes posts!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Quantas fraldas usas normalmente por dia? E nos 1ºs meses usavas mais ou menos?
    Quando as pões a lavar misturas com a outra roupa? Não ficam manchadas as roupas?
    As tamanho único não achas que ficam muito volumosas?
    Excelente post! Desculpa tantas perguntas :)

    ResponderEliminar
  4. =) como sabes usamos e estamos muito satisfeitas! À noite rendemo-nos às evidências que elas não aguentam 12h de sono (e xixis) da Clara.
    Esta menina que perguntou acima, eu posso dizer que nós usamos cerca de 8 fraldas por dia pq troco de 2h em 2h religiosamente. Eu lavo as fraldas sempre sozinhas, nunca misturo com roupa nenhuma (excepto as toalhitas com que lhe limpo o rabo, o saco das fraldas e alguns panos de cozinha quando é o caso). as de tamanho único são volumosas e por isso as calças nós usamos 1 tamanho acima. Mas tb não fazem um "rabão"! Fazem um rabo fofo. Nós já usamos todas com 2 absorventes e vocês como estão?

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho filhos, mas de qualquer forma achei as dicas nuito importantes, porque é de bem-estar e ecologia que se está a falar. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. eu não tenho filhos e sinceramente não conhecia estas fraldas mas ADOREI não só porque é muito mais ecológico como são muito mais bonitas! Em termos de custo saiem muito caro?
    bj

    ResponderEliminar
  7. Filipa, muito obrigada pelas respostas ;)
    Foste muito esclarecedora!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Ora bem, vamos lá às questões. Peço desculpa de só agora responder.

    Nat.,

    Não conheço essas fraldas mas pelo que tive a ver na net, há algumas pessoas insatisfeitas. Podes comprar só uma, experimentas e depois vês como o bebecas se dá.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Sara,

    Uso entre 6 a 8 fraldas por dia. A fralda aguenta bem 3 horas mas eu é que não quero que ele se sinta molhado muito tempo e, por isso, troco com frequência. Só comecei a usar aos 2 meses e desde então é sempre assim. Se ele fazia cocó fora da hora de trocar, então trocava mais vezes.

    Lavo as fraldas com os panos com que limpo o rabiosque ao Tiago.

    Não acho que o rabo fique volumoso, mas tal como a Filipa, tenho de comprar calças um tamanho acima ou escolho apenas certos modelos.

    Qualquer dúvida, diz.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  10. Filipa,

    Obrigada por responderes à Sara ;) Só agora pude vir responder. Cá em casa usamos dois absorventes também, um não aguenta tanto xixi!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Os Babinhos,

    Sim, só mesmo em pó pois o líquido mete-se nas fibras da fralda e a capacidade de absorção diminui.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  12. Tânia,

    As fraldas que falei custaram-me 23,50€ cada uma (aproveitei uma promoção da Ecological Kids, mas costumam ser mais caras).

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Depois de ler este teu post lá ganhei coragem e pus a preguicite de lado e usei as fraldas na M. Temos 5 lá em casa que compramos para experimentar, mas nunca usamos. Adorei, ela não ficou nada vermelha nem húmida, e não deu trabalho nenhum.
    Vamos ver se compro mais algumas e se falo com o infantário sobre isso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Eu usei e ainda uso os toalhetes reutilizáveis :)

    ResponderEliminar
  15. Boas,
    também uso fraldas reutilizáveis que são da Bumgenius, e agora comprei umas Charlie Banana.
    Eu costumo colocar durante a noite e nunca tive qualquer problema.

    ResponderEliminar
  16. olá

    Eu estou quase a ter o meu Tiago e já comprei fraldas reutilizáveis mas estou a ter dificuldade em comprar o balde.Fiquei curiosa com o balde, a tampa fecha de um modo especial. Pode dizer-me qual a marca e onde comprou?

    Obrigado

    Andreia

    ResponderEliminar
  17. Olá

    eu sou uma quase mamã e já compramos fraldas reutilizáveis. Estamos com dificuldade em perceber qual o melhor balde para pôr as fraldas. Vi o seu da foto e parece que a tampa isola o cheiro. Pode dizer-me a marca e onde comprou?
    Obrigado
    Andreia

    ResponderEliminar
  18. Olá! Que detergente em pó recomenda? e que quantidade ?
    eu comprei fraldas da Ecopipo!
    obg!

    ResponderEliminar
  19. Boa noite. No ebay existem essas mesmas fraldas por menos de 1 euro cada uma. Demoram algumas semaninhas a chegar pois vem do estrangeiro mas sempre podem poupar muito euros..deixo aqui o site para os interessados: http://www.ebay.com/sch/Diapering-/45455/i.html?_nkw=diapers&_sop=15

    ResponderEliminar
  20. Tentei ver mais informações sobre as fraldas mas fui reencaminhada para um site com esta informação:

    Este blogue está aberto apenas a leitores convidados
    http://minifeijao.blogspot.com/

    Vi uma reportagem na televisão sobre a iogurteira caseira e despertou-me a curiosidade.
    Muitos parabéns pelo blog... estou a adorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nanana,

      Pois, realmente o link já não está funcional porque a autora teve muitas chatices com anónimos e teve de renovar o blog. Mas penso que ela vai tentar voltar a colocar posts úteis, este sempre foi um deles. Vou ver se lhe pergunto para actualizar o link.

      Bjs

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Na minha 2ª filha optei por usar fraldas reutilizaveis desde o 1º mês, actualmente ela esta com 16 meses. Confesso que também houve um periodo que durante a noite as fraldas não aguentavam o xixi. Contactei a ecologicalkids (onde comprei a maioria das fraldas que tenho) e deram-me uma serie de dicas para contornar a questão. No meu caso tinha intupido as fraldas devido ao detergente que estava a utilizar.
      Mesmo assim opto muitas vezes por colocar um abservente extra durante a noite.
      Quanto às marcas de fraldas as piores são sem duvida as Guizzo mas tb as uso e mando para a creche mas com uns absorventes que comprei depois. As minhas favoritas para a noite são as Bumgenius, as Blueberry Deluxe e as Ecopipo.
      Feito o balanço final, não me arrependo da opção que fiz em utilizar este tipo de fraldas. Mas devo confessar que houve alturas em que me senti perdida e gastei dinheiro em fraldas de má qualidade.
      Parabéns pelo blog.
      Felicidades
      Márcia

      Eliminar
  21. Eu também queria usar..tenho uma menina agora com 9 meses ..ao principio nao comprei pq tinha um grande stock de fraldas das outras..agora sinto me um pouco perdida..nao sei oq ue comprar...e nem sei se é viável pq ela usa muitas fraldas por dia..é com cada cocózinho que meu deus...

    ResponderEliminar
  22. Passado este tempo aproveito para perguntar se ainda recomenda as mesmas fraldas! Pergunto isto porque vi que o post já e de 2011 e como fiquei gravida e estou interessada nessa marca da blueberry deluxe pergunto se realmente valerá a pena o investimento! Obrigado pela ajuda! Já agora o detergente em pk que usava nas fraldas era o aconselhado pelo fabricante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, continuo a aconselhar estas fraldas e apenas a marca que refere porque foram as que usei e gostei muito. Para mim valeu o investimento e valerá ainda mais se tiver um segundo filho. No início, um pouco perdida sobre qual a marca a escolher, deitei dinheiro fora porque optei por umas de preço médio. Lixei-me, que é mesmo o termo. Depois investi nestas e adorei.

      Quanto ao detergente, confesso que nem me lembro qual o que o fabricante aconselhava mas na altura sabia que tinha de ser em pó e nada de amaciadores porque esses sim, entupiam as fibras. Acho que usava o da Ecover, em pó ou um bastante antigo, próprio para roupa de bebé.

      Espero ter ajudado.

      Bjs

      Eliminar
    2. Ajudou pois! Obrigada :)

      O que acontece muitas vezes é que a opinião das pessoas vai mudando ao longo do tempo e queria ter a certeza que ainda tinha a mesma opinião :)

      Eliminar