Produtos de higiene do Tiaguinho II

By Anabela (Aproveitar a Vida) - fevereiro 08, 2011

Olá a todos.

Ora, tal como prometido, cá venho deixar uma das receitas caseiras que faço. Por agora é uma super simples, o gel de banho do Tiago.

Portanto, aquilo que faço é apenas derreter um bocado deste sabonete (ver imagens) feito com produtos naturais. Corto um tira de 1cm para cerca de 250 ml de água. Corto aos bocadinhos pequeninos e coloco em lume branco.  Assim que começar a derreter, junto um colher de sopa de glicerina (hidratação extra porque os sabonetes deixam a pele seca) e desligo o fogão tapando a panela. Deixo derreter completamente e depois deixo ficar até ao outro dia para arrefecer. O aspecto antes de meter a varinha mágica é o da gelatina mas depois de "triturar" fica com uma consistência de gel. Não fica tão grosso como vemos num gel comercial mas é porque lhe meto menos quantidade de sabonete, de propósito. Se quiser que fique mais grosso meto mais quantidade de sabonete.




Alguma dúvida?

Desejo um dia feliz a todos.

  • Share:

You Might Also Like

29 comentarios

  1. Se calhar foi por isso que o meu champô caseiro ficou liquido, faltou mais sabão. Daqui a pouco vou falar sobre isso.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    2 dúvidas?
    Que sabonete é esse e onde arranjas a glicerina?

    Quero fazer o meu próprio gel de banho, pois o meu rapaz tem a pele muito sensível...

    A água que usas é destilada?

    ResponderEliminar
  3. Susana Arnaud,

    Este sabonete é feito apenas com ingredientes naturais e comprei na Amazon neste link http://www.amazon.co.uk/Bronners-Castile-Unscented-Baby-Mild-Soap/dp/B000W9572A/ref=sr_1_8?ie=UTF8&qid=1297158422&sr=8-8

    A glicerina comprei numa drogaria perto de mim e a água é normal da torneira. Uma vez que o gel é feito em poucas quantidades e não dura muito tempo, a água nem tem tempo de ganhar bactérias mais prejudiciais para nós. Daí aconselhar a não fazer grandes quantidades por ser muito natural. O Tiago nunca fez alergia nenhuma e olha que ele tem a pele igualzinha à minha, mesmo muito sensível.

    Ontem fiquei sem o gel e tive que usar uma amostra da Uriage que detestei. Santo Deus que o rapaz ficou a tresandar a perfume, um horror e a água cheia de espuma, até para lavar a cabeça foi um drama pois aquilo deve ter escorrido para perto dos olhos (mesmo com todo o cuidado) e ele começou logo a esfregá-los, com o meu nunca fez isso. Se já era fã deste gel que faço, agora ainda fiquei mais.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Cara Anabela.
    Tenho acompanhado o seu blog, mas nunca tinha comentado.
    Experimentei ontem fazer o gel de banho e foi um sucesso, sobretudo junto da minha filhota. Adorou a ideia de a mae saber fazer gel de banho!
    Obrigada pela sua generosidade em publicar as suas receitas e fico a espeera das novidades, sobretudo na area da beleza. Eu tambem ando a procura de produtos alternativos.
    Um abraço
    Helena M. Rosario

    ResponderEliminar
  5. Olá Anabela,

    Acabei agora mesmo de fazer a receita para usar amanha. Acrescentei apenas umas gotas de óleo essencial de tea tree.

    Pela lógica poderá ser usado também para lavar o cabelo, ou nao?

    Um abraco

    ResponderEliminar
  6. Olá Helena,

    Fico muito contente por ter conseguido fazer o gel e sobretudo pela alegria da sua filhota. Para a próxima até poderá fazer com ela.

    Mais posts de beleza estão agendados :) Aguarde!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Paula M.,

    Fizeste muito bem em adicionar o óleo de tea tree pois tem propriedades antibacterianas. É um dos óleos usados frequentemente em produtos naturais, não pelo cheiro mas porque prolonga um pouco mais a validade dos mesmos.

    Por acaso nunca experimentei no meu cabelo, mas no Tiago uso no corpo todo, incluindo cabeça. Mas lá está o cabelo dele é diferente do de um adulto. O que te posso dizer é que quero fazer um champô para mim mas irei acrescentar mais algumas coisas para amaciar o cabelo. Poderei postar a receita depois de experimentar.

    Mas experimenta e depois diz como correu :)

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Voltei para te dizer que gostei bastante do gel, tanto para lavar o corpo como o cabelo.

    Devo dizer que tenho o cabelo seco, pelo que qualquer experiencia é problemática; neste caso, o resultado só nao foi perfeito por causa do sabao que escolhi (nao era totalmente natural).

    Assim, a tua receita está aprovadíssima!!! Como fiz um litro, o que é muito (e como nao adicionei vitamina E) estou a usá-lo para substituir o gel de benho, shampoo e sabonete líquido para as maos. Resulta perfeitamente!

    Se fizeres o teu shampoo caseiro partilhas connosco?

    Obrigada pelas dicas, um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Paula :)

    Ainda bem que o cabelo gostou do novo champô. A ideia era mesmo essa. Pois agora falta mesmo é escolher um sabonete mais natural. E que tal os de glicerina? Acho que mais natural só mesmo os caseiros.

    Claro que irei partilhar a receita, sem dúvida.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  10. Viva Anabela

    Na farmácia disseram-me que têm glicerol (glycerolum 85%). É a mesma coisa que glicerina líquida, não é? Posso usar isso para fazer os produtos (gel de banho, pasta de dentes, etc?).

    Obrigada, um abraço

    Maria.

    ResponderEliminar
  11. Viva Anabela

    Acabei de fazer o gel de banho nas quantidades que falou no seu post. Desfiz o sabão (por acaso também usei do Dr. Bronner) antes de colocar na água e só coloquei a glicerina no final. O resultado foi uma panela com um líquido como se fosse simplesmente água. Cheguei a adicionar mais sabão mas de nada adiantou. É suposto ser assim tão líquido ou fiz alguma coisa mal?

    Desculpe estar sempre com perguntas.
    Aguardo a sua resposta :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma adenda à minha dúvida: o aspecto final não é como se fosse gelatina. É apenas um líquido esbranquiçado com a consistência semelhante a água.

    Estava tão entusiasmada com a ideia de fazer gel de banho... :(

    Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria.

    Se utilizou as quantidades que lhe disse agora só falta mesmo deixar arrefecer de um dia para o outro. Não ponha mais sabão. Tem de ter paciência e esperar porque o aspecto gelatinoso não fica assim que se acaba de fazer, é só mesmo no dia seguinte depois de totalmente arrefecido. O aspecto que fala é o normal assim que se acaba de fazer. O meu também fica assim, só de manhã (geralmente faço á noite) é que tem o tal aspecto de gelatina. Depois é só meter a varinha mágica e voilá.

    Diga-me alguma coisa assim que vir esta resposta.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Anabela: esqueça os meus dois comentários. O gel de banho já está com a consistência de gelatina! Desculpe! :):):)

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria.

    Boa, ainda bem. Não faz mal. Prefiro que venham aqui dizer que correu mal para percebermos o porquê do que ficarem a pensar que não funciona.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Já experimentei o gel de banho e estou satisfeita :)

    A pasta de dentes ficou mesmo muito salgada (e só com uns grãozitos pequenos de sal marinho!). Adicionei-lhe umas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e uma colher de café de sabão líquido do Dr. Bronner.

    Não tem nada a ver com as pastas de supermercado pois não faz espuma e é mais saudável. Sinto que fico com a boca limpa (e muito salgada!) sem o paladar exagerado das pastas comerciais. É uma questão de hábito como tudo na vida. Para a próxima já sei como fazer para contornar este problema :)

    Logo vou acabar de fazer o desodorizante e depois digo como ficou :)

    Só tenho uma dúvida: ontem li que há bicarbonato de sódio sem alumínio à venda e fiquei a matutar nisso pois não sabia que o bicarbonato de sódio tinha alumínio...

    ResponderEliminar
  17. Viva Anabela

    Bom, já escrevi, no comentário do desodorizante, o resultado final. Está aprovado, sim senhora, resulta e muito bem.

    Tenho de melhorar a receita da pasta de dentes. É salgada quanto baste e os grãozinhos do bicarbonato arranham um bocado. O marido não a consegue usar (diz que lhe provoca sensação de vómito) e já pediu que a tentasse fazer de maneira a criar um pouco de espuma. Confesso que as primeiras vezes foram um bocado difíceis para mim também... é uma questão de hábito.

    Para a próxima vou colocar sabão líquido do Dr. Bronner na receita a ver como fica. É difícil acertar à primeira vez mas a 'perfeição' vem com o tempo e com a experiência. Por isso, não há como experimentar!


    Tenho uma dúvida em relação ao gel de banho/champô: fiz 500 ml da receita para experimentar. A questão é que das primeiras vezes não havia nenhum problema (apenas o aspecto do gel é que metia por vezes um pouco de impressão mas isso é secundário). Ultimamente notamos que a pele fica a arder nos órgãos sexuais (desculpe a franqueza mas acho que as coisas devem de ser chamadas pelos seus nomes) e não entendemos porquê.

    * Será que o gel já está estragado e não sabemos?
    * Será que devo usar menos óleo essencial? No entanto usei o que a receita da Anabela sugere... quem não sabe é como quem não vê :(

    Diga alguma coisa, obrigada :)


    Não sei se a Anabela conhece estes blogues

    http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/

    http://ritavegan.blogspot.com/

    http://angrychicken.typepad.com/

    http://babyslime.livejournal.com/174054.html

    mas se não conhece sugiro-lhe que dê lá um salto. Tem lá muitas receitas naturais (até de culinária) e de poupança, muitas mesmo. Acho que são muito bons, vale a pena investir algum tempo lá.


    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  18. Olá Maria.

    Ora bem, quanto à pasta de dentes é difícil habituar sim e não coloque sabão líquido na pasta porque não costuma lavar os dentes com sabão, pois não? Não é muito saudável. Não é a espuma que lava e não é isso que vai fazer com que o seu marido se habitue. Além disso a espuma das pastas de dentes é feita com químicos e não com sabão. Experimente não deitar sal pois o bicarbonato em si já é salgado e se conseguir triturar a dito cujo para ficar com uma consistência de açúcar em pó talvez seja melhor. Também pode tentar fazer com ervas. Vá aqui e veja se conseguem usar esta http://ahortaencantada.blogspot.com/search/label/Pasta%20de%20Dentes%20Caseira

    Quanto ao gel de duche diga-me que ingredientes meteu pois já percebi que gosta de fazer as suas próprias experiências e às vezes não sai bem. As zonas que falou são muito sensíveis e podem não tolerar certos produtos mesmo que naturais. No gel de duche do Tiago não meto óleo essencial, fico-me apenas por ingredientes (poucos) básicos precisamente pela sensibilidade da pele.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  19. Ah, esqueci-me de dizer que um dos sites conheço bem, os outros vou ver, quando tiver um tempinho. Obrigada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Viva Anabela

    Quanto ao gel de banho eu fiz a receita exactamente como a Anabela a colocou aqui. A diferença é que apenas adicionei umas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Nada mais. E a ardência (que não acontece sempre) vem desse ingrediente.

    Sim, gosto de fazer experiências. Estou a descobrir o meu lado alquimista! Há coisas que não saem muito bem mas há outras que ficam óptimas :))

    Quanto ao desodorizante já o fiz só com azeite (e não com óleo de côco pois não tinha à mão) e ficou aprovada também!

    Quanto à pasta de dentes, eu já li que há quem lave os dentes só com o sabão líquido do Dr. Bronner. Eu isso não consigo fazer daí me ter lembrado de perguntar se já tinha experimentado.

    Obrigada pela dica :)

    Bom fim de semana.

    Bjs

    Maria João.

    ResponderEliminar
  21. Olá

    Estive a ler os comentários e a Maria levantou uma questão que me tem assombrado, o bicarbonato de sódio sem alumínio. Quando me deparei com as diversas receitas de desodorizantes caseiros fiquei imediatamente de antenas no ar! Mas eu gosto de ir ao fundo das questões e confesso que esta me deu dor de cabeça e ainda não está resolvida. Na minha ingenuidade e vontade de usar tudo o mais natural possível entrei pela net fora à procura de bicarbonato de sódio natural ou biológico, como se isso existisse :), então como a pesquisa não deu frutos, pesqisei em inglês e deparei-me com isto:
    http://www.bobsredmill.com/baking-soda.html
    Ao olhar para o pacote imediatamente saltou à vista "aluminum free" e pensei, alto lá, isso quer dizer que o bicarbonato de sódio convencional tem alumínio? Aquele ingrediente pavoroso e proibído nos desodorizantes??
    Não tinha como deslindar o mistério, até que me lembrei de enviar um mail a uma engª química que foi minha professora e questioná-la a respeito, bom, não posso dizer que foi esclarecedor, até porque parece ter havido uma falha de comunicação, mas o que percebi foi que o bicarbonato de sódio na sua forma elementar não tem alumínio, mas no mercado são comummente adicionados compostos nomeadamente o alumínio. E apesar de ter perguntado se o que se vende nos supermercados tem ou não alumínio fiquei sabendo o mesmo. Então falei desta novela a uma amiga que me aconselhou a comprar na farmácia. Não estou ainda satisfeita com o desfecho disto, quero certezas, não sei ainda bem como mas hei-de deslindar. Se alguma de vós tiver alguma informação agradeço imenso.

    Anabela desculpe o testamento.

    ResponderEliminar
  22. Olá Naturaliiz,

    Pode fazer sempre comentários assim que não me importo nada, aliás até agradeço pois só assim, a partilhar informação é que podemos aprender alguma coisa.

    Também já tinha visto/lido que há bicarbonato de sódio sem alumínio mas ainda não pesquisei a fundo onde encontrar, se entretanto descobrir faço um post sobre isso.

    Quanto mais natural melhor.

    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Obrigada!

    Olha não conhecia o sabonete, possivelmente já me esbarrei com ele numa das muitas pesquisas pois a embalagem não me é estranha fui cuscar e parece-me muito bem, a maioria dos ingredientes são biológicos, pra mim tem um senão, tem pouca percentagem de azeite e é capaz de me secar a pele. Outra coisa que gostei foi o preço, muito mais acessíveis que os que uso, mas é preciso comprar fora não é? Talvez com a história dos portes fique ela por ela.
    Já conheces os batons hidratantes dessa marca? Quero ver se encontro por cá on line pa experimentar. Adoro batons hidratantes, essa é outra das coisas que tenho que começar a fazer.

    ResponderEliminar
  24. Olá Anabela.
    Tenho estado a ver se compro o tal sabão Dr. Bronner's para fazer o gel de banho mas ainda fica um bocadito caro mandar vir aquilo do Amazon. Não sabes se é vendido cá em Portugal?
    Encontrei um site que talvez te interesse (http://www.insideorganics.co.uk) eles também vendem essa marca e penso que talvez fiquei mais barato.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Anabela, desde ja parabéns pelo blog adoro as dicas caseiras que pões aqui e queria t perguntar o seguinte, se por acaso sabes de alguma receita caseira de shampoo pois fiz o de shampoo de leite com sabao de coco e nao resultou. =( Obg

    ResponderEliminar
  26. Olá a todos,

    o blogue que deixo em baixo tem muitas dicas de sabões naturais, de preços e de onde os adquirir.

    ritavegan.blogspot.com/

    espero que vos seja útil!

    Cumprimentos,

    Ana Gabriel

    ResponderEliminar
  27. Olá Anabela...sou mais uma felizarda que descobriu o seu blog nesta aventura da procura por alternativas saudáveis na área da higiene e Beleza. Hoje foi dia de comprar a matéria prima.
    Quando me for oportuno darei ínicio á Alquimia..e depois conto-lhe como correu..
    Obrigada pela sua generosidade em partilhar connosco as suas receitas.

    Um abraço
    Catarina

    ResponderEliminar