Avançar para o conteúdo principal

Essenciais de higiene para um bebé

Olá,

Hoje decidi fazer um post sobre os essenciais de higiene de um bebé porque quando estive a preparar as coisas para a chegada do Tiago andei a ver listas e mais listas e só depois dele nascer é que vi o que realmente me fazia falta. Portanto aqui fica a lista de coisas que tinha/tenho no cesto de higiene e que pode ajudar alguém por ai a decidir o que comprar.


- Gel de banho corpo e cabelo
- Creme para assaduras
- Leite ou óleo corporal
- Soro fisiológico em mini doses (importantíssimo pois o nariz e os olhos dos bebés devem ser limpos todos os dias)
- Frasco de soro
- Aspirador nasal (importantíssimo caso tenham mais ranhoca do que é costume)
- Álcool a 70º (para limpeza e cicatrização do umbigo)
- Compressas de não tecido (sim, é assim mesmo que se chama. Esquisito, eu sei! Servem para limpar o rabinho e afins. Apenas uso água normal)
- Termómetro digital flexível (caso seja necessário medir a febre no rabiosque)
- Cotonetes para bebé (apesar de não ser muito aconselhável limpar os ouvidos frequentemente)
- Ben-U-ron (para bebé)
- Bebegel (não devemos usar o gel mas fazer o truque da cânula vazia. Ajudou imenso o Tiago a não sofrer tanto com cólicas)
- Frasco de óleo de amêndoas doces (Para fazer o truque da cânula vazia, tem de se lubrificar antes e o óleo serve para isso. Também serve para hidratar a pele do bebé após o banho, no Inverno ficam mais quentinhos com óleo do que com creme)
- Tesoura ou corta-unhas (eu uso corta-unhas porque não me ajeito com a tesoura)
- Escova

Não uso esponja (nada melhor que a mão) nem termómetro de água (uso o cotovelo que é  o melhor e mais rápido).

Penso não me estar a esquecer de nada mas se alguém quiser acrescentar alguma coisa que diga nos comentários que eu depois acrescento aqui.

Desejo um dia limpinho a todos :)

Comentários

  1. Nem me lembres do Bebegel. Que noites que tivemos :S

    Escova nunca uso, não há cabelo suficiente :) . Soro fisiológico é em quantidades industriais cá em casa. Tb uso muito compressas esterilizadas para limpar os olhos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Dizem k o aspirador nasal prejudica mais do que ajuda... mas sinceramente não sei se é verdade porque em 24 meses nunca o usei.

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela, não me leves a mal mas acho que te enganaste em cima numa coisa. O soro em unidoses é que é para lavar/limpar os olhos porque é esterilizado. O de frasco é para o nariz porque depois de aberto deixa de ser estéril. Aliás diz na embalagem que não deve ser utilizado nos olhos. Eu uso compressas de tecido de 7,5 para lhe limpar os olhos. Ah e cotonetes "normais" para lhe tirar os macacos do nariz, para não estar a aspirar. Embebo o cotonete em soro e com cuidado limpo-lhe o nariz.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa.

    Claro que não levo a mal. Mas o que escrevi é o que faço com o Tiago pois foi-me ensinado assim. Soro mini doses para limpeza do nariz pois o soro tem de entrar numa narina e sair na outra (as porcarias não estão só à "porta") e deve ser soro esterilizado. Para limpar os macacos faço como tu, uso cotonete embebido em soro. Nos olhos sempre usei o de frasco, porque, como já disse anteriormente, foi o que me ensinaram e nunca tive problemas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois, usar frasco de soro aberto para os olhos pode haver risco de conjuntivite.

    O que eu fazia era abrir um frasco unidose e usava nos olhos e depois o que sobrava usava no nariz... no próprio dia ou no dia seguinte.

    ResponderEliminar
  6. Bom, parece que tenho que reclamar no sítio onde me foi ensinado ;)

    Vou corrigir no post.

    ResponderEliminar
  7. Viva Anabela

    Vê este site:

    http://moradadobebe.blogspot.com/2009/07/metodo-sem-fraldas.html

    dá que pensar não dá?
    Há outras coisas no site que podem ser de interesse.

    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  8. reparei que tens uma shantala... estou a pensar comprar uma para o meu biscoito que vem a caminho; já vi vários videos no youtube e acho uma maravilha mas... será mesmo assim tão bom e prático? que tal a experiência?? vale mesmo a pena? obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…