17 de janeiro de 2011

Um dia especial a dobrar :)

Olá a todos.

Hoje é um dia muito, muito especial para mim, por duas razões, a primeira é porque o meu filhote faz hoje 6 mesitos e a segunda é porque (apesar das peripécias que depois contarei num post que estou a preparar) o meu primeiro objectivo da amamentação está concretizado, amamentar o meu filho, no mínimo, 6 meses, Não foram totalmente em exclusivo (comecei a sopa aos 4 meses) mas pelo menos amamentei e ainda continuo. Entrei no segundo objectivo que é amamentar 1 ano :)

E hoje o Tiaguinho faz meio ano, incrível como o tempo passa depressa. Olho para ele vezes sem conta e vejo como está crescido, com cara de rapazola que é e a ficar muito mas muito irrequieto! O amor, esse cresce desmesuradamente. Amo-o mais a cada dia que passa e é, sem dúvida, a razão da minha vida.Se daria a vida por ele? Já dei porque ele É A MINHA VIDA!

Ora vamos lá ver o desenvolvimento da minha vida :)

- Já se vira e bem porque aprendeu a pôr a pernoca a jeito para o conseguir fazer e fica todo contente. É uma alegria que só visto! Como passei a metê-lo de barriga para baixo mais frequentemente (a conselho de uma fisioterapeuta) a coluna foi ganhando a curvatura natural e essencial para que se movimentem de forma mais ágil. Talvez por isso tenha notado um desenvolvimento grande em pouco tempo. Agora falta mesmo conseguir sentar-se sem parecer um bêbado. LOL

- Também se consegue arrastar quando está de barriga para baixo. Vai empinando o rabo e faz força com as mãos para ir para trás. Como empina o rabo quase que se põe de joelhos por isso parece-me que assim que se conseguir sentar vai rapidamente começar a gatinhar. É capaz de ficar numa posição oposta, ou seja, se o meter virado para a televisão, ao fim de uns minutos já está virado para o sofá.

- Ri-se imenso, então para o avô A. derrete-se todo. Também dá imensas gargalhadas principalmente se fizermos um som novo e ele achar graça ou se lhe fizermos cócegas.

- Farta-se de palrar, então se estiver distraído com um brinquedo, parece até que está a fazer uma grande conversa com ele. Há umas semanas atrás acordava a dizer oiá (presumimos ser olá) mas depois isso passou e agora é mesmo só espanholada para a frente com uns bruuuuuns e perdigotos pelo meio. LOL

- Quando o sento na cadeira e ele não quer, empina o rabo de tal forma que tenho de o prender. Claro que ainda é pior e vem berreiro na certa...

- Come muito bem, seja lá o que for, sopa, fruta, bolacha Maria, papa, esta última então adora. Cada colherada, cada som de satisfação. Não há nada que não goste mas a papa é, de longe, aquilo que o leva ao céu. Por ele dava-lhe um prato cheio mas se o faço, ele depois não mama e nesta fase precisa mais de leite materno do que de papa.

- Notei que ele passou a conseguir ver muito bem a 3 dimensões porque observa tudo ainda com mais atenção. Coisas que vê todos os dias parece que as está a ver pela primeira vez.

- Quanto ao sono tem dado noites óptimas, das 21h até às 7h30/8h30, sem acordar. Parece que criou um relógio interno em que tem mesmo de estar deitado às 21h. Não sei se foi de ter mudado o banho para as 19h (hora que pretendo que fique de agora em diante) mas o que é certo é que mesmo que tente que fique mais um bocado com os papás na sala na brincadeira para ganhar fome para a maminha, não dá. Começa a esfregar os olhos, a ficar irritado, a choramingar e só acalma se for com ele para o quarto dar-lhe mama para dormir. Claro que depois mama mal (porque adormece quase de imediato) e lá tenho de andar a tirar com a bomba. Não sei o que faça, dou-lhe banho às 18h30 para lhe dar jantar às 19h? É que nem sempre consigo estar despachada a essa hora porque tenho explicações até às 18h, se me atrasar um pouco, o que geralmente acontece, só o vou buscar aos meus pais às 18h15, embora seja perto ainda demoro um pouco porque é metê-lo na cadeira, perguntar se correu tudo bem, falarmos um bocadinho sem ser sair à pressa e, por isso, já chego a casa depois das 18h30. Preparar tudo e são 19h, hora do banho. Depois dou-lhe o jantar às 19h30/45 e acabo de lhe dar perto das 20h. Ora se às 21h já quer caminha, não tem fome para despachar as duas mamocas. Não sei o que faça porque não queria mesmo mudar a hora do banho pois tenho medo de lho dar de barriga cheia. Dou-lhe menos papa? Se calhar é o melhor a fazer. Pelo menos mama melhor e consigo manter os horários. Vamos lá ver se corre melhor. Depois conto.

- As sestas variam entre 20m a 1h30. Faz sempre uma de manhã e uma a duas à tarde. Se forem duas de tarde é cerca de meia hora cada uma. Ontem, não sei se estava atrasado no sono mas dormiu quase 3 horas!!!

- Conhece bem os pés e a pilinha! :) Aperta-a muitas vezes (deve ser para se certificar que ela não fugiu) e aos tomatitos também. Muitas vezes temos de lhe tirar a mão porque ele aperta tanto mas tanto que dói só de ver!!! Porque será que não lhe dói? Faz-me um bocado de confusão...Pensava que naquela zona era tudo muito sensível, afinal parece que não.

- Gosta muito de ver a horta do avô, as gatas e os peixes no aquário. Estou desejosa que o tempo melhore para sair mais vezes com ele e  fazer passeios pela natureza.

- Adora a caminha dos papás e é onde dorme, de manhã, entre as 7h30/8h30 até às 10h00, na maioria das vezes com o papá porque a mamã tem as primeiras explicações das 9h às 10h. Não me importo se estou a criar maus hábitos ou não. Sabe muito bem tê-lo ali pertinho e aconchegado no meio de nós. Ele tem dormido a noite toda na caminha dele o que possibilita que os papás descansem bem.  Assim, mesmo que não descansemos muito bem enquanto ele dorme na nossa cama, não causa mossa nenhuma porque já dormimos bem durante a noite. Além disso é excelente ele dormir enquanto trabalho, fico descansada por ele não estar a choramingar e eu não poder estar perto para lhe dar miminhos.

Acho que por agora chega que isto já vai num testamento...Deixo-vos uma foto do Tiaguinho a comer o seu delicioso pé! :)


Desejo um dia feliz a todos.


4 comentários: