Uma sobremesa - "Morangos em suspiros com natas batidas"

By Anabela (Aproveitar a Vida) - junho 30, 2010

Olá a todos,

Hoje venho cá deixar uma receita maravilhosa que vi na televisão e que não descansei enquanto não a fiz.

A receita que vos trago chama-se "Morangos em suspiros com natas batidas". O que me fez querer experimentá-la foi, claro está, a rapidez de confecção e o facto de querer pôr em prática uma dica do chefe Hernâni Ermida em que o suspiro apenas necessita ficar no forno 30 minutos e não horas.

 Portanto a receita é:

Ingredientes:
  • 8 claras
  • 0,5 kg de açúcar em pó, mais algum para polvilhar (eu usei apenas 0,3 kg)
  • 0,5 kg de morangos
  • 2,5 dl de natas
  • 1 colher chá de vinagre
  • 1 colher de sopa de amido de milho 
  • 1 colher de chá de baunilha líquida
  • Compota de morango (opcional)
Preparação:

Peneire muito bem o açúcar em pó. Bata as claras em castelo firme e, por fim, junte 4 colheres de açúcar em pó e continue a bater até estarem bem seguras. Misture-lhes o restante açúcar em pó, o vinagre, a baunilha e o amido de milho (esta é a dica, o amido e o vinagre fazem secar o suspiro que irá cozer mais rapidamente no forno) mexendo com cuidado de baixo para cima.

Unte um tabuleiro ao de leve, com óleo e polvilhe com açúcar em pó. Para mais segurança, pode forrar o tabuleiro com papel vegetal, untando depois e polvilhando este. Com saco e boquilha, desenhe alguns merengues a seu jeito. Pode também fazê-los com colher de sopa, em montinhos. Guarde um pouco de merengue para misturar depois no chantilly.

Leve ao forno a 150ºC durante 30 minutos. Quando o tempo terminar, apague o forno mas deixe o suspiro dentro do mesmo sem abrir a porta, por mais 30 minutos, para que este não baixe.

 (aqui prontinhos a ir ao forno, em baixo a base de suspiros, em cima uns suspiros normais)

Prepare o chantilly com 250 g de natas e 50 g de açúcar. Bata até prender e, depois, com cuidado, misture-lhe um pouco de merengue cru (cerca de 4 colheres).
Espalhe sobre a rodela uma camada de chantilly e sobre esta morangos cortados ao meio (previamente lavados, limpos e escorridos).  Deite por cima dos morangos, compota dos mesmos, previamente feita (opcional mas garanto que fica muito melhor) e um pouco de açúcar em pó.

O resultado final é este (como os morangos são do meu quintal não eram muitos mas a receita fica melhor se levar bastantes em cima):

Uma delícia, vos garanto!

Desejo um dia agradável a todos1

  • Share:

You Might Also Like

1 comentarios

  1. Tem um aspecto óptimo. Os meus olhos já começaram a comer :)

    ResponderEliminar