Avançar para o conteúdo principal

Ambientador caseiro e muito barato!

Olá a todos.

Hoje vou mostrar aqui uma ideia maluca que tive, muito devido a este post, que escrevi há pouco tempo.
Precisava de uma alternativa às velas para dar um pouco de cheirinho à casa. Embora uma casa que não esteja perfumada não queira dizer que não está limpa, entrar em casa e sentir um perfume agradável, é sempre bom.


Uma das alternativas é fazer chá daquele que tem um cheiro mais forte, como chá de canela, maçã, limão, laranja... para que o cheiro se espalhe pela casa. Chá eu faço muito mas não tanto assim de maneira que o cheiro dure sempre.


Então lembrei-me daqueles ambientadores feitos com óleos essenciais com pauzinhos de madeira metidos num frasquinho de vidro. Nunca comprei nenhum mas a ideia maluca foi fazer um caseiro com materiais que tinha em casa.

Então o que usei foi o seguinte:

- Frasco de especiaria vazio e bem lavadinho
- Paus que se utilizam nas espetadas
- Óleo de amêndoas doces (não sei se podem usar outro óleo qualquer tipo azeite, eu usei este)
- Óleo essencial de Jasmim (não são aqueles óleos dos queimadores, é mesmo essencial)


Bom, então a preparação é muito simples, primeiro parti uma das partes da tampa do frasco, como vêem na figura.
Depois é só colocar o óleo e juntar as gotas de óleo essencial. Para a quantidade de  óleo que usei juntei cerca de 30 gotas. O ideal é usar um frasco mais pequeno (vou fazer outro com o frasco da essência de baunilha, que é bem mais pequeno) para que se possa sentir bem o cheiro do óleo essencial.
Depois cortei os paus e coloquei-os dentro do frasco. Decorei-o com uma fitinha dourada e saiu isto:
Neste frasco que é muito grande meti mais paus para que a abertura na ficasse tão exposta mas bom bom é um frasco que tenha 1/3 do tamanho deste e que se ponha apenas 3 a 4 pauzinhos, como podem ver no 2º frasquinho (de essência de baunilha) que é bem mais pequeno.

No primeiro dia o cheiro que vinha era da madeira mas depois comecei a sentir o cheirinho do óleo essencial e é uma maravilha. O óleo de Jasmim é considerado um anti-depressivo, o que é excelente para mim, além disso adoro o cheiro.

Deixo-vos com este link onde podem encontrar uma lista das propriedades dos óleos essenciais para que  a escolha seja mais fácil.

Desejo um óptimo dia a todos!

P.S.: Esqueci-me de dizer uma coisa, têm de virar os pauzitos ao contrário, semanalmente, para que se sinta mais o cheiro.

Comentários

  1. Anabela... Gostei tanto da ideia, podes dizer-me onde posso encontrar esses oleos essenciais?
    Um grande beijinho
    Catarina Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, eu vendo esses oleos essenciais a 1 preço muito accessivel, pois tenho uma ervanária e compro ao litro e coloco em frascos. Se quiseres, é só contactar: ervanaria.dietetica.cc.bonfim@gmail.com

      Eliminar
    2. Boa noite, eu vendo esses oleos essenciais a 1 preço muito accessivel, pois tenho uma ervanária e compro ao litro e coloco em frascos. Se quiseres, é só contactar: ervanaria.dietetica.cc.bonfim@gmail.com

      Eliminar
  2. Olá Catarina,

    Olha estes óleos encontras facilmente em lojas de produtos dietéticos como o Celeiro, por exemplo. Mas se fizeres compras online, pesquisa no Google que aparece muita coisa.
    Espero ter ajudado.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ainda não consegui parar de ler o teu blogue, muitos parabéns :)

    Já tirei algumas ideias para a minha casa. Andava já há muito tempo à procura de coisas caseiras e naturais (não tóxicas claro) para ambientar, perfumar a casa. E andava também à procura de desodorizantes naturais :)) muito obrigada Anabela!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Parabéns pelo blogue! tem dicas muito interessantes! Resulta mesmo este do cheirinho pela casa? Vou ter de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Mais uma vez, uma maravilhosa dica.

    Gasto imenso dinheiro neste ambientadores porque gosto muito, agora vou experimentar e poupara algum dinheiro.

    Bjs e obrigada pela partilha,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. gostei muito do teu blog parabens nossa me distrai aqui o tempo passou nem vi adorei muitas dicas boas

    ResponderEliminar
  7. Olá Boa tarde

    Fiz tudo direitinho mas o meu não resultou!!! :(
    Porque será??

    ResponderEliminar
  8. Olá Boa tarde

    Fiz tudo direitinho mas o meu não resultou!!! :(
    Porque será??

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da sugestão..tenho na casa de banho um desses mas e compra mas sinceramente acho que nao se sente cheiro algum..
    Adoro entrar em casa e sentir um cheirinho...voi sem dúvida fazer um destes.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olá Anabela

    Gosto muito de ler o seu blogue.
    Espero que não me leve a mal o reparo, mas quando escreve "escrevi à pouco tempo." está incorrecto. O correcto é "escrevi há pouco tempo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo nada a mal. Não sou perfeita e foi um lapso. Obrigada pelo reparo. Vou já corrigir.

      Cumprimentos

      Eliminar
  11. ola
    gostei da ideia!
    vou experimentar.
    gostava de saber qual o aroma mais adequando para ambientar a casa.
    obrigada

    ResponderEliminar
  12. Aroma mais delicioso de sempre num ambientador comprado... ROMÃ Simplesmente divinal!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…