domingo, 6 de setembro de 2009

Fazer iogurtes sem iogurteira

Pois é, sabiam que podem fazer iogurtes sem iogurteira? Bastem terem uma panela de pressão e um cobertor bem quentinho.

São muitas as vantagens de fazer iogurtes em casa com este método:


- Mais económicos (gasto cerca de 2,50 € por 15 iogurtes)
- Mais saudáveis (sabemos o que lá metemos, pelo menos em relação ao açucar)
- Mais saborosos
- Mais ecológicos (reduz-se o nº de embalagens de plástico dos iogurtes convencionais pois estes são feitos em frascos de vidro)
- Redução na energia eléctrica, quem é bem mais cara que o gás (ao utilizar a iogurteira, esta tem de estar ligada pelo menos 6 horas).


Procedimento:


1º Encher a panela de pressão com água mais de meio e colocar a aquecer. Assim que começar a ferver, desligar.

Ao mesmo tempo colocar também os dois litros de leite do dia (eu uso leite gordo) noutra panela para aquecer até cerca de 45ºC (basta que o leite fique morno). Retirar do lume.
3º Colocar 2 colheres de sopa de leite em pó ( 1 colher por cada litro de leite) e mexer muito bem. (ver nota em baixo)



4º Colocar dois iogurtes naturais convencionais num recipiente (não precisa ser igual ao medidor em pirex da figura) e mexer muito bem até ficarem cremosos. Inicialmente têm de comprar iogurtes porque são eles que vão fazer com que o leite fermente, mas depois basta guardarem dois dos iogurtes caseiros para fazerem a próxima "fornada".

5º Juntar um pouco de leite morno aos iogurtes e mexer bem (para que adquiram gradualmente a temperatura do leite) e depois juntar tudo muito bem na panela.



6º Colocar o leite nos recipientes de vidro e colocá-los dentro da panela, fechando-a muito bem, com o apito colocado.


7º Colocar a panela enrolada num cobertor e deixar durante a noite ou preferencialmente durante 6 horas, no máximo.



 Notas:
- A consistência do iogurte está relacionado com a estabilidade da temperatura durante a fermentação. Se esta se mantiver sempre entre os 35º e os 40ºC (não abram a panela ou a iogurteira durante o processo), então os iogurtes serão mais cremosos. Outra coisa que também influencia é o tipo de leite usado, se magro, meio gordo ou gordo. É claro que o gordo torna o iogurtes mais espessos.

- Não se deve deixar mais do que as 6 horas recomendadas pois quanto mais tempo ficam a fermentar mais ácidos se tornam e, consequentemente, menos tempo duram. 

- Para aumentar a  validade dos mesmos (duram seguramente 1 semana, no frigorífico), o leite utilizado deve ser fervido bem como os frascos a utilizar (podem fazê-lo alguns minutos no microondas deixando depois arrefecer antes de colocar a mistura).

Nunca coloco açúcar, nem compota ou cereais porque gosto mais deles assim naturais, mas há quem adicione uns extras :) Aconselho é a fazê-lo depois de os confeccionar e não antes (com excepção da compota que podem colocar no fundo), para que saibam ainda melhor.

 Estes iogurtes naturais caseiros são tão bons que se conseguem comer muito bem sem nada adicionada. Enfim... cada um que faça como mais gosta.

Bom apetite! 


24 comentários :

  1. ola gostei mt da ideia mas n percebi uma coisa: qd colocamos os copos e fechamos a panela também com o apito, vai novamente ao lume? OU E SO EMBRULHAR no cobertor?

    oBRIGADA

    ResponderEliminar
  2. Olá Tânia,

    Não vai ao lume, só precisas meter o cobertor para o calor se manter. Mas olha com o frio que está, este método torna-se mais difícil. E que tal fazer uma iogurteira quase a custo zero?

    Vê aqui http://aproveitaravidaja.blogspot.com/2010/03/iogurteira-feita-em-casa-e-de.html

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. Olá Anabela, boa noite. Deparei-me com o seu blog através do site da Mónica, do blog Dona de Casa, e tou a gostar muito do seu cantinho :)..estava a ler estas dicas sobre como fazer iogurtes na panela de pressão e fiquei com uma dúvida, o leite em pó depois de misturado com o leite do dia, mistura-se aos iogurtes batidos e seguidamente, colocam-se nos frasquinhos?Obrigada, Lúcia :)

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma pergunta :) (isto são dúvidas de quem está a dar os 1º passos nestas andanças) quando se colocam os frasquinhos na panela de pressão, tira-se a água da panela ou não?e os frasquinhos, podem ser reaproveitados de outros iogurtes? Obrigada mais uma vez :)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Olá Lucia.

    A ordem de trabalhos é a que falou, sim, está correcto ;)

    Sim, tira-se a água da panela e pode, aliás deve reaproveitar frasquinhos de outros iogurtes, desde que seja de vidro. Só mais uma coisa, os frascos são colocados na panela sem tampa, só depois de feitos é que os tapo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Maria Celeste Miranda23 de julho de 2011 às 14:24

    Olá Anabela, boa tarde.
    Vim á procura de como fazer iogurtes na panela de pressão, pois já a minha mãe os fazia para a minha filha ( que tem 44 anos e eu 65), veja como era o "antigamente" e dei com o seu cantinho que adorei. Tinha algumas dúvidas que as esclareci com os restantes comentários e as suas respostas. Bom, vai ser o meu trabalho logo á tardinha (tenho que comprar o iogurte e o leite em pó), depois digo-lhe como ficou...
    Deseje-me sorte.
    Bjs.
    Maria Celeste

    ResponderEliminar
  7. Maria Celeste Miranda23 de julho de 2011 às 14:30

    Olá Anabela
    Vim á procura de como fazer iogurtes na panela de pressão(a minha mãe já os fazia para a minha filha e eu já tenho 65 anos, veja como era o "antigamente"... Descobri o seu cantinho, adorrei e vou experimentar... Deseje-me sorte, depois digo-lhe como ficaram
    Bjs. Mara Celeste

    ResponderEliminar
  8. Olá Anabela,
    Vim á procura da receita de iogurtes na panela de pressão (já a minha mãe, que tem agora 86 anos,os fazia para a minha filha) veja como era o antigamente...
    Descobri o seu cantinho, adorei e vou tentar fazer. Deseje-me sorte... Depois digo-lhe como ficaram.
    Bjs.
    Mara Celeste

    ResponderEliminar
  9. boa tarde.
    queria saber se por exemplo eu quiser fazer iogurtes de morango ou tuti fruti é possivel?
    o que é que eu tenho de acrescentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sim, claro. Para os de morango deve colocar compota do mesmo no fundo do frasco, deitar o leite misturado com o iogurte e vai assim mesmo para a iogurteira, para fermentar.

      Para os de tuti fruti, poderá juntar concentrado de frutos, tipo Sunquick, conhece? Ou colocar uma compota que seja mistura de frutas.

      Espero ter ajudado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá Anabela,

    Aproveitando a ideia do blog (que é fantástico) decidi fazer uma iogurteira caseira e iogurtes caseiros.

    Na receita de iogurte que indicas falas em adicionar leite em pó. Há alguma coisa que substitua o leite em pó? ou é mesmo imprescindível?

    Obrigada e parabens!

    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, o leite em pó é opcional, apenas faz com que os iogurtes fiquem mais cremosos e consistentes. Se vires a reportagem na TV, eu digo que deixei de usar porque o segredo está na estabilidade da temperatura dentro da encubadora.

      Bjs

      Eliminar
  11. Hoje descobri o teu blog e estou a adorar, Parabéns

    SofiA

    ResponderEliminar
  12. obrigada pela ideia ´.é de elogiar.as coisas quando feitas em casa tem outro gosto e sao sem duvida de confiança.vou tentar fazer.claro tentar:)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, li o vosso post, e como tb costumo fazer iogurtes sem ser na iogurteira resolvi deixar aqui a minha experiencia. Eu não uso leite em pó, pois deixa um sabor diferente aos iogurtes, utilizo um pacotinho de natas. Quanto á duvida do 'anonio' tambem pode utilizar morangos frescos ou congelados juntar 60 gramas de açucar e deixar ferver durante 5 minutos.
    Quanto á panela de pressão, como não cabem lá os franquinhos todos teriamos que ter 2 panelas, então eu costumo fazer no forno. Pré-aqueço o forno a uma temperatura de 50º (depois desligo-o)coloco os frasquinhos com uma prata por cima e abafo com um cobertor polar, deixo la durante a noite (10 a 12 horas) depois vão ao frigorifico e duram em media 8 a 10 dias sem se estragar.
    espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde! Adorei a ideia mas fiquei com uma dúvida a temperatura que fala para o leite é de 45º ou seja morno, mas depois fala em que para ter uma boa durabilidade e estabilidade o leite deve ser fervido, neste caso quer dizer pasteurizado?? Ou devemos ferver o leite, deixar arrefecer e depois "amorná-lo" ate aos 45º??

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! Adorei a ideia mas fiquei com uma dúvida a temperatura que fala para o leite é de 45º ou seja morno, mas depois fala em que para ter uma boa durabilidade e estabilidade o leite deve ser fervido, neste caso quer dizer pasteurizado?? Ou devemos ferver o leite, deixar arrefecer e depois "amorná-lo" ate aos 45º??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olguini.

      Só agora vi que deixei o seu comentário para responder. Peço imensas desculpas.
      Sim, é isso mesmo, pode ferver o leite mas terá que o deixar amornar até aos 45ºC.

      Cumprimentos

      Eliminar
  16. A maneira mais fácil de fazer 2 litros de iogurte .Misturar um iogurte (mais ou menos) com um litro de leite frio. Ferver 1 litro de leite. Juntar tudo numa panela (ou outro recipiente) . Eu uso casacos e camisolas de lã velhas para embrulhar este recipiente e tapo com um cobertor. No outro dia está pronto e fantástico

    ResponderEliminar
  17. Olá Anabela gosto do seu blog,em tempo fazia iogurtes e utilizava o leite primor em pó para misturar com o iogurte(tirava um colher de sopa de iogurte e substituia por uma de leite em pó),penso que actualmente já não existe esta marca, qual é o leite em pó que utiliza?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura.

      Fico contente por gostar do blog. A marca que usava (agora já não uso) era esta...

      http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2004885

      Bjs

      Eliminar
  18. Muito bom dia! Vi a sua entrevista ma TV e gostaria de saber onde conseguiu comprar os frascos para os iogurtes! É que nao consigo encontrá-los em lado nenhum... Frascos de vidro com tampa de plástico. Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
  19. Muito bom dia! Vi a sua entrevista ma TV e gostaria de saber onde conseguiu comprar os frascos para os iogurtes! É que nao consigo encontrá-los em lado nenhum... Frascos de vidro com tampa de plástico. Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Estes vinham com a iogurteira antiga da minha mãe. Mas entretanto comprei outros de vidro e com tampa de plástico também, numa loja dos chineses. Hoje em dia até se encontram facilmente.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover